Campeonato Baiano de Jiu – Jitsu reúne atletas na Vila Olímpica

Mais de 500 atletas participaram da etapa de Itabuna do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu, no domingo, dia 30, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva, no São Caetano. O evento foi realizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

No tatame, lutadores de 4 a 65 anos de idade mostraram garra e força na disputa, que premiou equipes com medalhas de ouro, prata e bronze.

O secretário José Alcântara Pellegrini, destacou que receber essa etapa do Campeonato foi uma vitória para Itabuna, que está apoiando e incentivando diversas modalidades esportivas na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) que dá o suporte necessário à Secretaria de Esportes e Lazer.

“Nos credenciamos por conta do espaço e da logística que hoje temos para um evento de grande porte como este” disse o secretário, que comemorou a nova estrutura da Vila Olímpica que foi requalificada na parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
O campeonato conta pontos para as competições seguintes, já que o evento vai acontecer também em Medeiros Neto, Vitória da Conquista e Barreiras.

Para o presidente da Federação Baiana de Jiu-Jitsu, Washington Sampaio, foi um marco na região Sul da Bahia, já que reuniu 35 equipes de cidades como Salvador, Gandu, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

“ Itabuna se transformou na capital baiana do Jiu- Jitsu e o Campeonato vem com uma novidade que é a participação a custo zero de atletas com Espectro Autista”, disse Washington.

O professor de Jiu-Jitsu Nicolas Vieira dos Santos, que é campeão mundial Sub Pesado de Jiu- Jitsu, trouxe 18 atletas de Eunápolis para participar da competição. “Essa competição permite que os atletas saiam daqui com uma nova história, pois se reinventam no esporte” disse.
Ele falou ainda que o grupo que veio de Eunápolis já tem experiência no esporte, pois já competiu em outras disputas. “Temos iniciantes e lutadores veteranos nas faixas roxa e azul”, frisou.

A competição foi acompanhada por muitos familiares dos atletas que garantiram a lotação dos hotéis e pousadas da cidade. Luciana Leal foi acompanhar o filho de 7 anos, que ganhou medalha de bronze.

Ela disse que no ano passado Guilherme assistiu ao Campeonato de Jiu-Jitsu e quis praticar o esporte. “Para nós é motivo de muito orgulho e o município de Itabuna está de parabéns pela iniciativa de sediar a etapa do Campeonato”, comemorou.
RESULTADO POR EQUIPE
1º Simetria Fight
2º Bravo Jiu-Jitsu
3º Team Masters
4º Delariva
5º Simbiose JJ

Legendas: 1. Secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini. 2. e 3. Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu etapa Itabuna Vila Olímpica. 4. Professor de Jiu-Jitsu Nicolas Vieira. 5. Luciana Leal com o filho, Guilherme Leal, medalha de bronze na cartegoria Kids – Foto Ascom.