A comunidade e os estudantes da Escola Brasília Baraúna de Almeida, em Ferradas, estão em festa e têm muitos motivos de sobra para comemorar, junto com o aniversário dos 113 anos de Itabuna. A unidade escolar foi reaberta na manhã de domingo, dia 30, depois de uma ampla reforma executada pela Prefeitura de Itabuna, que a transformou numa referência no bairro.

A entrega da unidade escolar da Secretaria Municipal da Educação foi bastante concorrida. Contou com a presença do secretariado e de dirigentes municipais, autoridades religiosas, políticas e empresariais, além dos alunos, o corpo docente e moradores da localidade que aplaudiram o que consideram uma grande vitória.

“O prefeito Augusto Castro é um homem abençoado, de palavra, iniciativa e comprometido com a comunidade não só estudantil. Estou agradecida a Deus e a ele por esse trabalho maravilhoso e tão necessário”, comentou a aposentada Vera Lúcia Santos. Ela disse que foi aluna da escola, seus filhos por lá passaram e agora seus netos estudam na unidade. Ela afirma que em mais de 30 anos nunca houve uma reforma na escola.

Na abertura da solenidade, o prefeito Augusto Castro, acompanhado da Primeira-Dama Andrea Castro, lembrou que “é mais um compromisso de seu governo que entrega com prazer e alegria a escola à minha comunidade”.

Ele elogiou a equipe de profissionais da Educação, incluindo o ex-secretário Júnior Brandão e a atual Adriana Tumissa que não mediram esforços para que os projetos saíssem do papel e se tornassem uma realidade. “Faz a grande diferença para os alunos, tanto da alfabetização e do ensino fundamental quanto ao segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também para toda a comunidade”, discursou.

O prefeito lembrou que chegou ao governo municipal com todas as escolas sucateadas, sem nenhuma infraestrutura e sem condições de o aluno ou profissional de educação estudar ou trabalhar. “Quando temos um ambiente humanizado, uma equipe preparada e motivada, num espaço digno, teremos uma educação de qualidade, o que nos dá segurança para afirmar que a sensação é do dever cumprido”, disse.

Para reforçar, Augusto acrescentou que “criança tem que estar na sala de aula, tem que aprender a ler e escrever, mas também tem que ter lazer, dignidade e respeito”. Falou que existem muitas prioridades na educação, na saúde, na infraestrutura, mas prometeu avançar ainda mais, porque o trabalho não para então pode parar.

A secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa, destacou que o tempo é de alegria e de festa, que precisa ser celebrada com amor e gratidão, como na demonstração do momento. Ela afirmou que Ferradas é o berço da cultura, de onde saíram importantes nomes da política e da cultura, a exemplo do escritor Jorge Amado, que nasceu aqui. “Então, temos mesmo que agradecer ao prefeito Augusto Castro por esse olhar sensível às causas sociais e em especial a educação”, asseverou.

O vereador e Líder do Governo na Câmara, Ricardo Xavier, parabenizou a comunidade de Ferradas pelo sonho concretizado e frisou que o prefeito Augusto Castro fez em menos de quatro anos o que muitos não conseguiram fazer em mais de 30 anos.

A Escola Brasilia Barauna de Almeida, após a reforma, conta com modernas salas de aula, diretoria, coordenação e do professor e cozinha toda mobiliada. Ganhou um parque infantil e brinquedos espalhados na área externa, além de material didático-pedagógico e utensílios domésticos.

“Ganha a educação da Rede Municipal de Ensino que passa a contar com um espaço acolhedor e aconchegante e o professor que trabalha com mais entusiasmo e dedicação”, resumiu a diretora da escola Brasília Baraúna, Denébola Prado Santos Morais, que falou ainda sobre o ensino de qualidade.

Ela diz que o momento é de gratidão. “A Deus que nos permitiu viver esse momento e ao prefeito Augusto Castro por essa importante intervenção em favor de nossa comunidade. Hoje vivenciamos uma nova realidade, um sonho que é de todos que se concretizou”.

A unidade escolar conta atualmente com 148 alunos da educação infantil, de três a cinco anos de idade, e 25 profissionais de educação, entre professores, secretárias, coordenadores, merendeiras e auxiliares de serviços gerais.

Legenda: Moradores e estudantes de Ferradas em festa na reinauguração da Escola Brasília Baraúna – Fotos Paulinho Santana