USF Dr. John Leahy é entregue à população do Bairro de Zizo

Os moradores do Bairro de Zizo estão satisfeitos com a entrega da Unidade de Saúde da Família Dr. John Leahy, na Rua Bela Vista, requalificada pela Prefeitura de Itabuna. A solenidade no sábado, dia 29, contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, da subsecretária Lânia Peixoto, secretários municipais, vereadores e lideranças do bairro.

A USF Dr. John Leahy foi a 19ª unidade de saúde entregue à população depois de ser requalificada. A unidade passou por obras de reforma na recepção, sala de espera, espaço para marcação de exames e consultas, salas de vacina, curativo, triagem e de esterilização, farmácia e banheiros para usuários e para servidores, e também recebeu novos mobiliários e equipamentos.

“É isso que a população quer uma saúde de qualidade. Essa aqui é a 19ª Unidade Básica de Saúde a ser requalificada. A gente não tem que pensar no que estava no passado, mas no que nós estamos entregando. Quando fazemos uma ação que beneficia a população, é isso que interessa. A cidade ganha, a saúde ganha e a gente diminui as demandas reprimidas e fila da regulação”, destacou o prefeito Augusto Castro.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a unidade de saúde do Zizo estava há muito tempo precisando de requalificação. “É um orgulho e gratidão estar aqui entregando essa requalificação nesse bairro. Essa USF estava bastante depredada. Nossa equipe e o engenheiro Tiago fizeram um excelente trabalho. É mais um compromisso da gestão revitalizar e requalificar todas as nossas unidades de saúde da atenção primária. Já caminhamos aí com 19 requalificações de 33 unidades, estamos em um ritmo muito bom”, disse.

Para a moradora Marta Almeida, a requalificação da unidade de saúde do bairro veio em um bom momento. “Havia muitos anos que esse posto não tinha uma reforma. Estou muito feliz em ver essa USF requalificada, pois irá beneficiar a todos nós da comunidade”, salientou.
A gerente da Unidade Dr. John Leahy, Tainá Souza, disse que a reforma deixou os profissionais da área de saúde satisfeitos. “A unidade estava deteriorada, com mofo. A reforma foi maravilhosa. Não tínhamos um local para triagem e nem sala de esterilização. Agora, a farmácia mudou de local e a unidade ganhou novos mobiliários, dentre armários, bebedouros, mesas, computadores e outros itens”, informou.

Estiveram presentes à solenidade, os secretários de Promoção Social, Josué Brandão Júnior, Governo, Rosivaldo Pinheiro, Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, Gestão e Inovação Moisés Figueiredo, Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, Transporte e Trânsito Thales Silva, o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento, Raymundo Mendes Filho, vereadores Wilmaci Oliveira (PCdoB), Israel Cardoso (AGIR), demais autoridades e a comunidade do Zizo.

Legenda; 1.Morador do Zizo, agradece ao prefeito Augusto Castro a requalificação da USF Dr. John Leahy. 2. USF Dr. John Leahy ganhou novos equipamentos e mobiliário. 3. Vereador Gilson da Oficina discursa. 4. Fachada da USF Dr. John Leahy. Fotos: Pedro Augusto.