Um ataque de vândalos destruiu 30 da 37 mudas de Ipê Amarelo e Jacarandá Mimoso na rotatória do Pedro Jerônimo plantadas por de um grupo de crianças da Escola Verdes Campos em ação coordenada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA). Diante desse fato, o secretário Moacir Smith Lima fez um apelo à população do bairro para que ajude na fiscalização e determinou o replantio.

O Ipê Amarelo de Jardim é uma planta ornamental nativa do Brasil e é muito apreciada por sua forma elegante de floração intensa na Primavera, Chega a ter 2,5 metros de altura. Já o Jacarandá Mimoso é uma espécie que possui belas flores rosadas e folhagem densa em formato de penacho. Pode atingir cerca de 5 metros de altura e é apreciado por sua beleza.

Segundo o titular da SEAGRIMA, essa não é a primeira vez que atos de vandalismo contra o plantio de mudas de essências florestais em áreas ajardinadas da cidade. “É preciso que haja a cooperação das pessoas para que as mudas sejam preservadas. A cidade só tem a ganhar com este tipo de ação que valoriza o verde e o meio ambiente”, afirmou Lima.

“O plantio de mudas de espécies nativas da mata atlântica com os alunos da Escola Verdes Campos da Rede Municipal de Ensino procurou demonstrar na prática, o correto manejo no plantio de árvores e da preservação da biodiversidade no município”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa. A Ação foi marcante por representar o encerramento da programação da Prefeitura de Itabuna referente ao Dia Mundial do Meio.

O Chefe de Gabinete da SEAGRIMA, Marcelo Lisboa, destacou que a Educação Ambiental é fundamental nas escolas públicas e particulares, pois representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, além de objetivar a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.

Legenda: Vândalos destroem mudas de Ipê Amarelo e Jacarandá Mimoso na rotatória do Pedro Jerônimo – Fotos Ascom

Legenda: Prefeitura de Itabuna realizou o plantio mudas de Ipê Amarelo de Jardim e Jacarandá Mimoso na rotatória do Pedro Jerônimo dia 18 de julho- Fotos Ascom