Equipe de transporte do Hospital de Base recebe treinamento sobre Segurança no Transporte de Hemocomponentes

A Agência Transfusional do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), ministrou nos dias 31 de julho e 3 de agosto um treinamento sobre Segurança no Transporte de Hemocomponentes.
O treinamento teve como público-alvo a equipe de transporte da unidade hospitalar, com o objetivo de reforçar os cuidados no transporte de material biológico, bem como intensificar os padrões sanitários estabelecidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da ANVISA de 2014.

De acordo com Fátima Nicácio, coordenadora da Agência Transfusional, é fundamental que a equipe esteja preparada para realizar essa atividade, minimizando eventuais riscos de contaminação tanto para o paciente como para os colaboradores que realizam o transporte. “Esse é um dos pontos críticos de controle no ciclo do sangue, além de assegurar a qualidade e a segurança transfusional”, declarou.

A segurança no transporte de hemocomponentes é de extrema importância para salvar a vida de pessoas que necessitam de transfusão de sangue. “O transporte adequado e no tempo definido são fundamentais para a garantia da qualidade e segurança dos produtos”, disse a coordenadora.

O diretor-presidente do Hospital de Base, Roberto Pacheco Jr, reforçou que a unidade hospitalar está sempre investindo em cursos e treinamentos para seus colaboradores, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

“Esse treinamento foi de grande relevância uma vez que a Agência Transfusional da nossa unidade hospitalar atende uma demanda grande de pacientes de Itabuna e região que necessitam de transfusão de sangue. Por mês, são necessárias cerca de 400 bolsas de sangue”, concluiu.

Legenda: 1. Equipe de transporte do Hospital de Base. 2. Fátima Nicácio, ao centro, com a equipe do transporte – Fotos Ascom.