Prefeitura de Itabuna já vacinou 6.561 cães e gatos contra a raiva

Nove dias após o início da Campanha de Vacinação Antirrábica, a Prefeitura de Itabuna já conseguiu imunizar 6.561 cães e gatos por meio de ação realizada pela Diretoria do Centro de Zoonoses (DCZ). A meta do município é vacinar 30 mil animais.

De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, da Secretaria Municipal de Saúde, equipes estão distribuídas em vários bairros seguindo um extenso cronograma. O atendimento acontece das 8h30min às 16h, tanto nos bairros como na sede do Centro de Zoonoses temporariamente funcionando na Avenida das Nações Unidas (antiga base do SAMU-192).

“É preciso que a população leve seus animais para serem vacinados. E, caso tenham perdido a data da visita da nossa equipe no seu bairro, é importante lembrar que continuamos com ponto fixo de vacinação no Centro de Zoonoses”, informa Maristella Antunes.

Ela reforça a importância da imunização pelo perigo para a saúde pública de os animais ficarem desprotegidos. “Todos os cães e gatos devem ser vacinados porque a raiva é uma doença letal tanto para o animal como para o homem”, acrescenta.

Nesta terça-feira, dia 8, a imunização ocorre nos bairros Lomanto (Unidade Básica de Saúde), Nova Itabuna (Unidade Básica de Saúde), Urbis IV (CEU) e Jorge Amado (Unidade Básica de Saúde).

Amanhã, dia 9, no Odilon e Santa Catarina (praças), Jardim Grapiúna (administração do Centro Comercial) e Nossa Senhora das Graças (campo).

Na quinta-feira, dia 10, Santo Antônio (praça), São Lourenço (Unidade Básica de Saúde), São Roque (Unidade Básica de Saúde) e Novo Horizonte (praça).

Na sexta-feira, dia 11, no Mangabinha (praça), Banco Raso (ao lado da Igreja) e Bananeira/Casinhas.

No final de semana será a vez das equipes visitarem as comunidades da zona rural. No sábado, dia 12, será em Mutuns, enquanto no domingo, dia 13, Itamaracá.