Uma equipe de operários da empresa Biosanear removeu cinco caçambas de lixo descartado inadequadamente às margens do Ribeirão Água Branca na Avenida Bionor Rebouças no São Roque. A ação na manhã de hoje, dia 8, contou com o suporte do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Prefeitura de Itabuna.
Além de ser um grave problema com riscos à saúde pública, principalmente de moradores nas proximidades, o lixão contaminava o corpo d’água e a calha do Rio Cachoeira. “É necessário se evitar danos ao meio ambiente”, alertou o diretor da Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini.
“As pessoas precisam de mais atenção em relação ao descarte inadequado de resíduos sólidos pelos danos à própria saúde. O lixo doméstico atrai ratazanas e todos os tipos de animais e insetos”, acrescentou.
“Há regular serviço de coleta domiciliar de lixo nas principais ruas e avenidas do São Roque. Portanto, é uma ação impensada e desnecessária de quem insiste neste tipo de prática ilegal”, advertiu o superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino. Segundo ele, a Prefeitura despende recursos públicos para manter a limpeza da cidade.
“Quem mais reclama em relação a lixões e entulhos nas ruas e avenidas e em terrenos baldios nem sempre coopera com o poder público que se vê obrigado a ações emergenciais para preservação do meio ambiente e das condições de limpeza da cidade com zeladoria constante”, arremata Sousa Lino.
Legenda: Prefeitura de Itabuna remove lixo das margens do Riacho Água Branca – Fotos Ascom.