Vacinação antirrábica chega a mais quatro bairros nesta terça-feira em Itabuna

Em pouco mais de 20 dias, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, o número de cães e gatos imunizados já passa de 12 mil em Itabuna. Nesta terça-feira, dia 15, as equipes de aplicadores do imunizante trabalharão nos bairros Novo Jaçanã, Jardim Primavera, Vila Anália e Núcleo Habitacional da Ceplac.

Hoje as equipes foram divididas em grupos e começaram a vacinação nos bairros São Caetano, Sarinha, Jaçanã e Novo São Caetano. A chefe da Coordenação de Endemias, Lucimar Ribeiro, estima que até o final desta tarde uma boa quantidade de animais será vacinado contra a raiva.

“Além da boa receptividade por parte dos donos e cuidadores de animais, as nossas equipes fazem busca ativa o que nos aproxima cada vez mais de meta de imunizar 30 mil pets em Itabuna”, acredita Lucimar.

No último fim de semana, a vacinação foi realizada no sábado em Mutuns e no domingo na Vila de Itamaracá, onde mais de 600 animais receberam a dose do imunizante.

Além de ponto fixo na antiga base do SAMU-192 na Avenida Nações Unidas , no centro, pré-determinado pelas coordenações do Zoonoses e de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, os aplicadores também fizeram busca ativa em áreas mais distantes.

“Os números até agora são considerados satisfatórios para um fim de semana na zona rural do município, o que demonstra o compromisso e a preocupação dos donos com a saúde de seus pets”, declarou o supervisor dos agentes de Endemias, Clodoaldo Oliveira.

Ele contou que está animado com os resultados da imunização até agora e acredita que até o final da campanha no dia 9 de setembro, o município atinja a meta de cães e gatos vacinados contra a raiva.

Clodoaldo lembra que o dia D da campanha será em 1º de setembro, quando haverá uma grande mobilização em toda a cidade. As doses do imunizante também estão disponíveis diariamente na sede provisória da Diretoria do Zoonoses, antiga base do SAMU-192.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, reforça a importância da imunização ao destacar que a vacina ainda é o meio seguro e eficaz de combate à raiva canina. “A doença é altamente contagiosa que mata não só os animais, como também os humanos, por isso todo cuidado é pouco”, frisou.

Maristela informou que a campanha antirrábica foi iniciada na década de 80 pelo Ministério da Saúde e que a partir daí houve um controle efetivo do vírus da raiva tanto na área urbana quanto na zona rural do país, o que diminuiu os índices de infecção e morte por raiva no Brasil, segundo relatou.

Legenda: Vacinação antirrábica na zona rural de Itabuna – Fotos Ascom