Prefeitura leva vacinação para pets do Conceição, São Pedro, Vila Zara e Zizo

A Prefeitura de Itabuna definiu para esta quarta-feira, dia 16, os bairros Conceição, São Pedro, Vila Zara e Zizo onde as equipes das coordenações do Centro de Controle de Zoonoses e de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde vão imunizar o maior número de cães e gatos contra a raiva canina.

A ação será das 7h30min às 16 horas nas praças dos quatro bairros. Nesta terça-feira, as equipes trabalharam nos bairros Novo Jaçanã, Jardim Primavera, Vila Anália e Núcleo Habitacional da Ceplac.

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica começou no final do mês passado em Itabuna e se estenderá até o dia 9 de setembro, sendo que no dia 1º, será o Dia D da imunização quando haverá uma grande mobilização em toda a cidade. A chefe da Coordenação de Endemias, Lucimar Ribeiro, acredita que até lá o município consiga atingir a meta de imunizar 30 mil animais contra a raiva.
Ela lembra que os profissionais da Divisão de Controle de Zoonoses ganharam reforço com a participação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), divididos em equipes que diariamente levam o imunizante para os bairros da cidade cumprindo o cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação também é executada na zona rural nos fins de semana. Nos próximos sábado e domingo, dias 19 e 20, por exemplo, a vacinação será no Ribeirão Seco.

Segundo a coordenadora de Endemias, Lucimar Ribeiro, a dedicação e o esforço dos profissionais de saúde, aliados ao comprometimento dos criadores de cães e gatos, tem surtido efeito positivo.
A sua afirmativa se baseia no número de animais já vacinados até agora que já ultrapassa mais de 15 mil cães e gatos, em pouco mais de 20 dias de campanha.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, volta a reforçar a importância da vacina. Ela destacou que a prevenção de doenças em animais protege não apenas saúde e bem-estar dos pets, mas principalmente por ser uma das medidas mais eficazes que podem ser tomadas para proteger a saúde das pessoas.

Legenda: Comprometimento dos criadores de cães e gatos tem surtido efeito positivo na campanha de vacinação antirrábica – Fotos Ascom