Enfermeira da OPO Sul do Hospital de Base participa de Curso de Captação de Córneas

A enfermeira Mariane Lucena da Organização de Procura de Órgãos (OPO Sul), do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), foi indicada pela Direção Executiva da unidade hospitalar para participar do Curso de Captação de Córneas, em Salvador, na Escola Bahiana de Medicina.
Realizado pelo Banco de Olhos da Bahia, em parceria com a Central Estadual de Transplante (CET), do dia 9 a 12 deste mês, o curso teve por objetivo capacitar profissionais para serem Captadores de Tecido Ocular Humano. A meta para a doação de córneas é gerar um alcance da fila zero na Bahia.

Durante o curso, foram avaliadas a conduta dos profissionais participantes em treinamento na Entrevista Familiar, a Teoria e Prática de Enucleação e a Reconstituição da Cavidade Orbitária. Mariane se sentiu honrada em poder participar do curso. “Sei que vou poder somar na vida de tantas pessoas como integrante da equipe OPO Sul do HBLEM, sendo peça fundamental para a Doação de Órgãos e prestando uma assistência qualificada”, declarou.

A equipe da OPO Sul do HBLEM realiza um trabalho importante de sensibilização na captação de potenciais doadores de órgãos, que perpassa pelo acolhimento familiar. Após a constatação do óbito do paciente são analisados os critérios para a doação. Se o paciente atender a todos os requisitos é feita então uma entrevista familiar e, caso essa família diga um “SIM” para a doação, é realizado todo o protocolo (documentação, assinaturas familiares) para que seja feita a captação de órgãos.

Em se tratando de córneas, toda a documentação é enviada para o Banco de Olhos da Bahia. “Cada doador pode salvar duas pessoas da fila> ou seja, duas pessoas voltarão a enxergar. Estamos sempre dispostos, e em parceria com a CET e o Banco de Olhos para o Alcance da Fila Zero na Bahia”, declarou a coordenadora da OPO Sul/HBLEM, Silvana Batista. O Hospital de Base, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), sempre investe na formação de seus colaboradores, através de cursos e capacitações, dentro e fora da unidade hospitalar.

Legenda: Enfermeira Mariane Lucena da OPO Sul, do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães foi indicada pela Direção Executiva

Fotos: SECOM.