Os servidores municipais lotados nas quatro Casas de Acolhimento mantidas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) estão participando nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, de um treinamento para o combate a incêndios.

A capacitação está sendo ministrada na Sala de Instruções do Tiro de Guerra 06/007. O treinamento é ministrado por prepostos da Guarda Civil Municipal com o suporte do Departamento de Alta Complexidade da SEMPS em atendimento à recomendação do 4º Grupamento de Bombeiros Militares.

A diretora de Alta Complexidade da SEMPS, Luciana Seara, disse que a capacitação é fundamental porque as Casas de Acolhimento, na maioria das vezes, são de moradia permanente. Por isso, os funcionários precisam saber agir em caso de incidentes.

“É preciso ter esse conhecimento para tomar iniciativas seguras e sem desespero. O fato de as pessoas receberem atendimento aumenta a preocupação para situações de incêndio”, afirmou.

Entre as orientações de como agir em um ambiente que está se incendiando, a primeira é identificar a classe de incêndios para uso do extintor adequado. Os incêndios são classificados em A, B, C, D que se referem a papel, gases inflamáveis, equipamentos energizados e magnésio, respectivamente.

“A depender da classificação, os extintores podem conter água, pó químico ou CO2”, explica o guarda civil municipal e instrutor do treinamento Edvaldo Santana. Ele lembrou que os sinistros geralmente começam na cozinha e em equipamentos elétricos.

O GCM destacou ainda que nas situações em que alguém fique machucado, se deve evitar manteigas e creme dental, por exemplo. A recomendação é lavar a área afetada com água corrente. “Se não tiver condições de prestar atendimento inicial é necessário chamar o SAMU-192 ou o Corpo de Bombeiros pelos números de serviço: 192 e 193, respectivamente.

A assistente social Simone Santos, trabalha na Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes. Ela não conhecia a maioria das técnicas para combater incêndios. “O curso é fundamental, porque em muitos casos nos deparamos com sinistros e não sabemos como agir. Tudo o que for passado aqui, vamos multiplicar para os acolhidos”, disse.

Legenda: Profissionais das Casas de Acolhimento de Itabuna fazem treinamento para o combate a incêndios.

Fotos: Alex de Souza.