Vacinação Antirrábica em Itabuna já ultrapassa 61% da meta de animais imunizados

Até o final da tarde de quarta-feira, dia 16, um total de 18.402 animais, equivalente a 61 por cento, já tinham sido imunizados contra a raiva em Itabuna onde as equipes das coordenações da Divisão de Controle de Zoonoses e de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde não têm dado trégua no que se refere à imunização de cães e gatos.

Nesta sexta-feira, dia 18, entre as 8h30min e 16h30min, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão nos bairros Alto da Conquista, no Maria Pinheiro, e Maria Mattos (Rua de Palha) e nos loteamentos Guedes de Pinho e Parque Santa Clara. No sábado e no domingo, dias 19 e 20, a vacinação acontece nas comunidades rurais do Ribeirão Seco e Ribeirão dos Cachorros, onde os coordenadores acreditam que a marca dos 80 % de animais imunizados no município será ultrapassada.

Nesta quinta, dia 17, as equipes estão nas praças dos bairros Maria Pinheiro e Fonseca, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Daniel Gomes, e na praça do Pedro Jerônimo. A ação vai até as 16h30min. A chefe da Coordenação de Endemias, Lucimar Ribeiro, acredita que a meta de imunizar 30 mil cães e gatos em Itabuna será concluída muito antes do final da Campanha Nacional de Vacinação, prevista para o dia 8 de setembro. O Dia D da Vacinação ocorrerá no primeiro dia do próximo mês.

Lucimar conta que os Agentes de Combate às Endemias (ACE) colocados à disposição do Departamento de Controle Zoonoses (DCZ) têm larga experiência em trabalhar junto às comunidades no controle de doenças e na promoção à saúde pública.
Durante essa campanha promovem busca ativa em casas onde os criadores não podem levar seus pets para o local onde acontece a imunização por motivo de doenças ou incapacidade de locomoção. “Todo o esforço tem sido concentrado para que possamos ter sucesso nessa campanha, a exemplo do que ocorreu no ano passado”, frisou. Lucimar.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, voltou a ressaltar a importância da vacina que salva a vida de cães e gatos. “A Prefeitura oferece vacinação gratuita e ainda leva para perto das comunidades, para garantir promoção à saúde tanto dos animais quanto de seus criadores“, concluiu a diretora.

Legenda: Os donos tem atendido ao chamado para imunizar seus animais domésticos

Fotos: SECOM