Itabuna celebrará o bicentenário da Independência da Bahia no Desfile Cívico do 7 de Setembro

A Prefeitura de Itabuna está nos últimos preparativos para o Desfile Cívico do 7 de Setembro que neste ano terá como tema “Bicentenário da Independência da Bahia: História e Diversidade Étnico-Cultural”. A professora Emilly Cruz, gerente de Projetos do Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, explica que a escolha do tema foi muito positiva por estimular a população a refletir sobre importante evento histórico.

Ela lembra que a Independência da Bahia foi um movimento social e militar iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e que terminou em 2 de julho de 1823, justamente um ano após a proclamação da Independência do Brasil. A abertura da solenidade do Desfile Cívico está prevista para às 7h40min, seguida de hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional, às 8h. Na sequência, o prefeito Augusto Castro (PSD) passará em revista às tropas militares.

No primeiro Grupo do Desfile estarão representantes do Tiro de Guerra 06/007, 15º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CIPRv), Companhia Independente de Polícia de Guarda de Itabuna (CIPg), 4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Esquadrão da Polícia Montada/Equoterapia, além do Colégio da Polícia Militar (COM), Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), Escola Municipal Flávio José Simões Costa e Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) – escolas que seguem o Vetor Disciplinar Militar.

Também haverá o Desfile Hipomotorizado com o Esquadrão de Polícia Montada/Itabuna, Policiais do 15º BPM, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna, 4º GBM, Guarda Civil Municipal de Itabuna/SESOP, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192).

No Grupo II, estarão representadas as entidades que trabalham com a educação inclusiva e também os clubes de serviço. São eles: Núcleo Cuidar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPE), Sala de Recursos Multifuncionais (SRN), Lojas Maçônicas, Rotary Club de Itabuna, Lions Clube Itabuna Centro, Lions Clube Itabuna Sul, Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL), Academia de Letras de Itabuna (ALITA), Legião da Boa Vontade (LBV), Desbravadores e Aventureiros.

Já no Grupo III estarão alunos da rede privada de ensino representados pelas Escolas Geórgia, PIO XII, Adventista de Itabuna, Ação Fraternal e Semente do Futuro.

No Grupo IV, os alunos da Rede Municipal de Ensino. Neste Grupo, cerca de 2.000 alunos de dez escolas estarão presentes.

Já o Grupo V contará com alunos da Rede Estadual de Ensino representados pelo Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), Colégio Estadual Valdelice Pinheiro e o Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC). E, por último, no Grupo VI, a coordenação da Secretaria Municipal da Educação.

Legenda: Itabuna celebrou ano pasado, o bicentenário da Independência do Brasil e enfatizou o legado cultural da Semana de Arte Moderna. Foto: arquivo.