A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), em parceria com a Socializa, empresa responsável pela administração Conjunto Penal de Itabuna, vai realizar um programa de orientação e assessoria técnica para o plantio de hortifrutigranjeiros em área do presídio.
] ação da SEAGRIMA se dará na prestação de assistência técnica rural, onde os internos serão orientados do plantio à colheita. Esse acompanhamento será realizado pelo Departamento de Agricultura.
A área do projeto será de um hectare para plantação de coentro, couve, alface, tomate, pimentão, maracujá, maxixe, quiabo, cenoura, aipim, dentre outros cultivos, e visa atender cerca de 800 detentos e 400 funcionários da unidade prisional, levando segurança alimentar e nutricional para esse pessoal.
A ação contará com o apoio do Instituto Biofábrica de Cacau que vai realizar a doação de cerca de 3.000 mudas de aipim para o Projeto da SEAGRIMA com a Socializa.
Segundo o vice-diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bruno Pitanga, além de utilizar essa produção para fazer parte da alimentação dos internos, parte será doada para o projeto Bahia Sem Fome do Governo do Estado, que visa garantir segurança alimentar e nutricional para a população em vulnerabilidade social.
Além disso, para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, disse que o projeto é de extrema importância para promover a ressocialização dos internos, bem como busca levar alimentos de boa qualidade para sua alimentação.
Seguindo determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem ampliando a produção de hortifrutigranjeiros com o intuito de promover a agricultura familiar do Município.
Legenda: 1. Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima (apontando) vistoriou área com técnicos. 2. Croquis da área para produção de hortigranjeiros no Conjunto Penal de Itabuna – Fotos Ascom.