Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participam de passeio no Trenzinho da Alegria

Cantorias, sorrisos e gritos de alegria. Estas foram as sensações dos alunos do 1º ao 5º de 40 escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna que ganharam um passeio divertido e diferente no Trenzinho da Alegria pela cidade nesta quarta-feira, dia 23, em homenagem ao Dia do Estudante comemorado dia 15 de agosto.

Com direito a muita música e a presença de personagens lúdicos, um total de 200 crianças participaram do passeio que aconteceu nos turnos matutino e vespertino desta quarta-feira, dia 23, por iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), Transportes e Trânsito (SETTRAN) e da Educação (SEDUC). O objetivo foi divertir a criança, pais e professores, além de promover a valorização dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O aluno Marlon Mendes, 11 anos, da Escola João Rodrigues da Silva, no Bairro Pedro Jerônimo, agradeceu pelo passeio. “O passeio foi muito legal. Foi a primeira vez que participei de algo assim. Espero que aconteça outras vezes, pois foi muito divertido”, destacou.

Dona Maria José da Conceição levou a neta Lara Kelly Muniz, 9 anos, estudante da Escola Lourival Oliveira Soares, em Ferradas, para o passeio no Trenzinho da Alegria que percorreu várias ruas e localidades da cidade. Ela e a criança estavam empolgadas para participar do passeio e por receber o carinho das pessoas que acenavam e algumas delas jogavam beijinhos durante o itinerário.

“Lara não almoçou hoje, pois estava ansiosa por esse passeio. Como a mãe dela não pode vir, ela me pediu que a acompanhasse. Por isso, eu larguei minhas costuras para trazê-la aqui hoje. Estou muito alegre pela felicidade dela. É tudo o que desejo”, contou.

A coordenadora do Departamento da Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação, professora Elionai Farias, explicou que o critério para participação dos alunos foi uma escolha de coordenadores e professores de cada um das escolas. “Atendemos 200 estudantes representantes das escolas dos anos iniciais do 1° ao 5° ano, sendo 100 alunos por turno. Fizemos uma reunião com representantes das escolas para que escolhessem as crianças por turma”, disse.

Pela manhã das 8h30min às 1h50min participaram alunos do Instituto Batista Teosópolis e das escolas São Francisco de Assis, Heribaldo Dantas, Ewerton Chaloup, Novo Horizonte, Esperança, Lions Club, Só o Amor Constrói, Betel, Sementeira, Genival Correia de Almeida, Batista da Califórnia, 28 de Julho, João Alves Araújo, Maria Rosa, Verdes Campos, Amélio Cordier e três escolas do campo.

Já no turno vespertino, entre as 15h e 16h50min, foi a vez dos alunos das escolas Ana Francisca Messias, Leonor Pacheco, Florípedes Menezes, Iolanda Pires, Plínio de Almeida, Pedro Lemos, Juca Leão, Raimundo Jerônimo, Maria Creuza, Roberto Santos, Milton Santos, Vila Anália, Ação e Cidadania, Isa Brito, João Mangabinha, José Nunes, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, João Rodrigues, Everaldo Cardoso.

Legenda: Alunos da rede municipal de ensino se divertem num passeio na Trenzinho da Alegria.

Fotos: Lucas Matos.