Gestantes atendidas pelo CRAS 4 recebem orientações sobre amamentação correta

Mulheres atendidas pelo Programa Itabuna Mãe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 4), unidade da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), no São Caetano, receberam orientações sobre como amamentar de forma correta durante roda de conversa nesta quinta-feira, dia 24.

A coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Bianca Baleeiro, em palestra ressaltou a importância de o aleitamento materno seguir as técnicas que facilitam a nutrição do bebê e o bem-estar da mãe.

A roda de conversa faz parte das ações da Campanha Agosto Dourado voltada para reforçar a necessidade da amamentação do bebê até os seis meses de vida, visto que o leite materno é rico em nutrientes e vitaminas.

A coordenadora do Itabuna Mãe, Maria Cristina Anunciação, disse que muitas mulheres têm dificuldade para amamentar e que conscientização sobre a forma correta é o caminho para o processo que é fundamental na formação da criança.

“Nosso trabalho vai continuar. No próximo dia 29 faremos outra palestra, enquanto no dia 30 no será CRAS CÉU, no conjunto habitacional Urbi 4”, disse Maria Cristina Anunciação.

A coordenadora do Banco de Leite usou uma boneca durante a orientação às mães e futuras mamães. Bianca Baleeiro afirmou que muitas mães não sabem amamentar, o que resulta em fissuras e feridas na mama.

“Essa dificuldade provoca a perda de estímulo para dar o leite ao bebê. A pega tem que ser em toda aréola e é sempre bom ressaltar que as dúvidas sobre amamentação podem ser tiradas no Banco de Leite da Santa Casa que funciona no Hospital Manoel Novaes”, orientou Bianca Baleeiro.

A enfermeira lembrou ainda que a unidade não é voltada só para a doação do alimento, mas para orientações referentes ao período da amamentação.

O encontro foi mais uma oportunidade para a dona de casa Rosângela Santos esclarecer suas dúvidas. Ela está dando mama à filha recém-nascida, mas acabou rachando o seio. “Agora, já sei como aleitar de forma correta e que preciso acoplar a boca da criança em toda aréola”, disse.