Prefeitura municipal de itabuna

brasao

NOTA DE PESAR – Pastor Apolônio Pereira Brito

Com pesar, soube do falecimento do professor e pastor Apolônio Pereira Brito, na quinta-feira, dia 24. Líder religioso respeitado e admirado por todos os que o conheceram, há anos congregou na Igreja Batista Teosópolis, no Bairro Conceição, tendo depois assumido a liderança espiritual da Igreja Batista Missionária, no Banco Raso, onde fundou o Educandário Isa Brito.

Sua história de vida, sua dedicação ao ministério pastoral e seu amor pelos desvalidos mereceu a publicação de um livro, ao completar 100 anos em 2015, tendo como autor o professor Samuel Mattos. No livro “Apolônio, o multiplicador”, publicado pela Editus, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Na obra, o autor narra fatos da vida do Pastor Apolônio, desde que nasceu no dia 7 de janeiro de 1919, numa vila chamada Pé da Ladeira, próximo a Loreto, perto de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão. Ao longo de sua jornada, percorreu mais de 5 mil quilômetros passando pelo Maranhão, Pará, Goiás e oeste da Bahia até que chegou ao Instituto Industrial de Corrente (Piauí), sua primeira escola.

Tornou-se o melhor aluno do Instituto, depois estudou no Rio de Janeiro, tornou-se pastor protestante e grande educador, fundador de várias igrejas e escolas. Chegou a Itabuna em 1958 e aqui recebeu o título de cidadão itabunense. Sempre foi um homem impressionantemente otimista, espirituoso, exemplo de fé e determinação. O seu exemplo está nos seis filhos com dona Isabel Brito, já falecida.

Neste momento de dor e saudade, peço a Deus que conforte seus familiares e amigos e receba sua bondosa alma na Mansão Celestial.

Itabuna, 25 de agosto de 2023.

Augusto Castro
Prefeito de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn