NOTA DE PESAR – Pastor Apolônio Pereira Brito

Com pesar, soube do falecimento do professor e pastor Apolônio Pereira Brito, na quinta-feira, dia 24. Líder religioso respeitado e admirado por todos os que o conheceram, há anos congregou na Igreja Batista Teosópolis, no Bairro Conceição, tendo depois assumido a liderança espiritual da Igreja Batista Missionária, no Banco Raso, onde fundou o Educandário Isa Brito.

Sua história de vida, sua dedicação ao ministério pastoral e seu amor pelos desvalidos mereceu a publicação de um livro, ao completar 100 anos em 2015, tendo como autor o professor Samuel Mattos. No livro “Apolônio, o multiplicador”, publicado pela Editus, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Na obra, o autor narra fatos da vida do Pastor Apolônio, desde que nasceu no dia 7 de janeiro de 1919, numa vila chamada Pé da Ladeira, próximo a Loreto, perto de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão. Ao longo de sua jornada, percorreu mais de 5 mil quilômetros passando pelo Maranhão, Pará, Goiás e oeste da Bahia até que chegou ao Instituto Industrial de Corrente (Piauí), sua primeira escola.

Tornou-se o melhor aluno do Instituto, depois estudou no Rio de Janeiro, tornou-se pastor protestante e grande educador, fundador de várias igrejas e escolas. Chegou a Itabuna em 1958 e aqui recebeu o título de cidadão itabunense. Sempre foi um homem impressionantemente otimista, espirituoso, exemplo de fé e determinação. O seu exemplo está nos seis filhos com dona Isabel Brito, já falecida.

Neste momento de dor e saudade, peço a Deus que conforte seus familiares e amigos e receba sua bondosa alma na Mansão Celestial.

Itabuna, 25 de agosto de 2023.

Augusto Castro
Prefeito de Itabuna