Abertura do Campeonato Interbairros atraiu a atenção da comunidade itabunense

O Campeonato Interbairros de Futebol começou muito quente embora seja inverno. Na rodada de estreia o Califórnia venceu o São Roque por 2 a 1 enquanto o Sarinha venceu o Novo São Caetano por 3 a 2 no primeiro jogo.

O Campeonato Interbairros foi aberto oficialmente neste domingo, dia 27, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini. A rodada inicial do maior campeonato do futebol amador da interior baiano aconteceu no campo do Centro de Integração à Escola Jorge Amado( CAIC), no Sarinha Alcântara.

O prefeito Augusto Castro deu o chute simbólico que marcou a abertura do Campeonato Interbairros e ressaltou que o investimento no esporte amador é um dos compromissos da gestão do município.

“Esporte é vida, saúde, fortalece a economia e merece toda nossa atenção”, disse Castro. Na oportunidade, ele anunciou que nesta semana será assinada a ordem de serviço para a reforma do estádio Fernando Gomes Oliveira, o Fernandão, ex-estádio Luiz Viana Filho.

O Interbairros terá a participação de 41 times formados por 1.200 jogadores que vão levar o futebol amador para 13 campos de várzea. “Esse é um projeto em que o esporte é prioridade. O Campeonato hoje é uma das marcas da gestão e além das partidas, reúne famílias e amigos” disse o secretário José Alcântara Pellegrini.

A estreia no campo do CAIC Jorge Amado reforça a importância de realizar jogos em um campo amador. O campo que é resultado do projeto Areninhas do Governo do Estado vai receber vestiários e uma arquibancada maior. “O prefeito já autorizou e o projeto seja levado à Secretária de Infraestrutura e Urbanismo”, afirmou Alcântara Pellegrini.

“Os jogos acontecem até 26 de novembro e esperamos ter uma excelente festa do esporte, até o final”, disse o diretor de Esporte, Gabriel Silva. A próxima rodada será dia 10 de setembro.
Os atletas aprovaram a partida de estreia no novo campo. “O campo é muito bom”, disse Vinicius Glória, jogador do Califórnia, atual vencedora do Interbairros. “Nosso time é preparado, está com elenco novo e agora vamos confiar no nosso desempenho em campo”, falou o atleta.

O atacante do São Roque Walace de Jesus estava otimista com o futebol da equipe, que está com novos elenco e diretoria. “Vamos manter a qualidade e força técnica para conseguir a vitória”, aposta Walace.

O jogador parabenizou a gestão do prefeito Augusto Castro pela reforma do campo do CAIC, que tem gramado sintético. “A Secretaria de Esportes está de parabéns. O campo de futebol vai beneficiar o esporte amador para os campeonatos infantil juniores”, disse.

O campeonato terá reforço na segurança com a Polícia Militar da Bahia e a Guarda Civil Municipal. “O acompanhamento da forças de segurança e desses agentes será constante” frisou o secretário de Esportes e Lazer do município, José Alcântara Pellegrini.

Os primeiro jogo também foi marcado pela presença de vendedores ambulantes, que ocuparam a área do campo. Jeane Santos Donato estava vendendo churrasquinho pelo segundo ano no campeonato e disse vai trabalhar em todos os jogos. “É um extra que me ajuda a pagar as contas. Esse ano pretendo vender tudo e mais um pouco”, comentou a vendedora ambulante.

Legenda: Prefeito Augusto Castro prestigiou a abertura do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna.

Fotos: Roberto Santos