Prefeitura de Itabuna avança ao incluir tecnologia na educação Infantil municipal

A Educação infantil ganha reforço com o uso da tecnologia, em Itabuna, ao adotar recursos como as mesas interativas implantadas na Rede Municipal de Ensino. As mesas foram adquiridas pela Prefeitura com verbas destinadas à educação e se constituem de jogos que permitem aos alunos na primeira etapa da alfabetização desenvolver habilidades, percepções e raciocínio lógico.

A informação é da coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, professora Silvana Carvalho Almeida, ao adiantar que nesta segunda-feira, dia 28, os profissionais da Secretaria Municipal da Educação farão o acompanhamento e monitoramento dessa nova proposta pedagógica na Escola Comunitária Rainha dos Anjos, no Bairro Nova Califórnia.

Silvana Almeida explicou que a mesa digital interativa é uma tecnologia que oferece possibilidades para uma prática pedagógica inovadora e inclusiva, que incentiva o desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social das crianças.

Segundo ela, a Secretaria Municipal da Educação deu um importante passo ao incluir essa nova ferramenta tecnológica e pedagógica na educação infantil pela possibilidade de novas descobertas e pela interatividade como instrumento de apoio à aprendizagem das crianças. “Esse salto vai impactar positivamente na melhoria da qualidade do ensino logo nos primeiros anos de vida de nossas crianças”, reforçou.

A coordenadora explicou também que as mesas digitais contam com ecossistema de atividades digitais em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são formados por 6 aplicativos digitais com mais de 400 atividades educacionais instaladas.

“Além de português e matemática, a mesa oferece contação de histórias, módulo de leitura simultânea de libras, quebra-cabeça, tabuada divertida, brinquemática, aprendizagem de linguagem de sinais e raciocínio lógico, que promovem um aprendizado mais lúdico e divertido”, disse a coordenadora da Educação Infantil.

Além da Escola Comunitária Rainha dos Anjos, também foram contempladas com as mesas interativas as escolas: Espírita Emanuel, Antônio Menezes, Brasília Barauna, Firmino Alves, Gil Nunesmaia, Maria Raimunda, Vila Anália, Rainha da Paz e o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI).

Legenda: Prefeitura de Itabuna avança na educação infantil ao incluir recursos tecnológicos

Fotos: Secom