Prefeitura finaliza detalhes para o Desfile de 7 de Setembro em Itabuna

A coordenação de Projetos do Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação finalizou nesta quarta-feira, dia 6, os detalhes do Desfile Cívico de 7 de Setembro em Itabuna.

Às 7h40min será a solenidade de abertura, com o hasteamento de bandeiras e a execução do Hino Nacional, seguida pela revista às tropas militares do prefeito Augusto Castro. Às 8h10min se inicia o desfile com o grupo de militares. Neste ano, a temática tem como enfoque: Bicentenário da Independência da Bahia: história e diversidade étnico-cultural.

Além dos mais de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, vão desfilar alunos de cinco escolas particulares e de outras quatro da Rede Estadual de Ensino. No desfile pela na Avenida do Cinquentenário também estão incluídos representantes de nove instituições assistenciais e clubes de serviços que confirmaram participação na marcha cívica.

Obedecendo a ordem do desfile elaborada pelo Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, o primeiro grupo a desfilar terá o Tiro de Guerra 06/007, 15º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CIPRv), Companhia Independente de Polícia de Guarda de Itabuna (CIPGd) e 4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Esquadrão da Polícia Montada/ Equoterapia e o Colégio da Polícia Militar (COM) e ainda o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192).

Representantes das entidades que trabalham com a educação inclusiva integram o segundo grupo e vão desfilar na seguinte ordem: Núcleo Cuidar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI), Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Lojas Maçônicas, Rotary Club de Itabuna, Lions Clube Itabuna Centro e Lions Clube Itabuna Sul, além da Legião da Boa Vontade (LBV) e Desbravadores e Aventureiros.

No terceiro grupo as escolas particulares e pela ordem, desfilam Colégio Geórgia, Escola Pio XII, colégios Adventista e Ação Fraternal e por último a Escola Semente do Futuro que desfila pela primeira vem em Itabuna.

No desfile das escolas da Rede Municipal de Ensino, que integram o grupo IV, ordem terá o Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC), Instituto de Educação Lúcia Oliveira, Grupo Escolar Pedro Lemos, Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Escola Luiz Viana Filho, Grupo Escolar Frederico Smith Lima, Escola Comunitária Juca Leão, Escola Prof. Everaldo Cardoso e o Projeto Jovem Doutor.

Pelo grupo V, desfilam as escolas estaduais, tendo à frente o Centro Integrado Oscar Marinho Falcão Neto (CIOMF), Colégio Estadual Valdelice Pinheiro e Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC), antigos Colégio Estadual de Itabuna, Eraldo Tinoco e Maria de Lourdes Veloso.
O último bloco a desfilar será o dos profissionais da Coordenação da Secretaria Municipal da Educação.

A gerente de Projetos do Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, Emilly Cruz, está otimista em relação à tranquilidade e segurança do desfile. Ela disse que prepostos da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal atuarão em todo o circuito, com o suporte de agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN).

Ela também aposta na participação de um grande público que sempre prestigiou o Desfile de 7 de Setembro, uma das mais importantes manifestações cívicas na história do país. “Tudo foi pensado e preparado cuidadosamente por uma grande equipe da Secretaria Municipal da Educação, acreditamos que vamos repetir o sucesso do ano passado”, concluiu Emilly Cruz.

Legenda: Prefeitura começa a montagem de estruturas do Palanque Oficial do Sete de Setembro em Itabuna – Fotos Pedro Augusto.