Itabuna vai sediar no domingo o 1º Campeonato Baiano de Karatê Kyokushin da Amizade

O 1º Campeonato Baiano de Karatê Kyokushin da Amizade será realizado no próximo domingo, dia 17, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso. A competição é organizada pela Federação Baiana de Karatê Kyokushin KWu, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Ao todo, 50 atletas vão participar do certame nas modalidades: masculino, feminino, infanto-juvenil, juvenil sênior e absoluto. O evento começa às 7h30min com entrada franca, mas as pessoas podem doar um quilo de alimento não perecível para ser repassado às famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O evento terá a presença dos mestres Francisco Filho, campeão mundial de Karatê, o 1º ocidental a tirar a hegemonia dos japoneses lutadores da modalidade, e de Glauber Feitosa, campeão brasileiro e sul-americano do K-1 de Karatê Kyokushin.

O Karatê Kyokushin se diferencia do Karatê tradicional por ser um esporte de regras de contato. “Esperamos divulgar o Karatê na Bahia e buscar mais adeptos para esse esporte, já que essa modalidade tem um estilo diferenciado”, disse o mestre Manoel Mascote, presidente da Federação Baiana de Karatê Kyokushin KWU Senshi.

O Campeonato Baiano de Karatê Kyokushin da Amizade terá atletas de outros estados e cidades, dentre eles, Alagoas, São Paulo e Sergipe. Eles doaram alimentos não perecíveis que serão repassados às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O mesmo ato de solidariedade e amor ao próximo pode ser repetido pelo público que comparecer ao Campeonato, já que a entrada será gratuita. “Vamos retribuir a solidariedade”, argumentou mestre Mascote.
A palavra Kyokushin na língua japonesa significa “aprofundar-se na verdade”. A luta atualmente é praticada em mais de 100 países ao redor do mundo.

O estilo dinâmico é baseado nos princípios do “bushido” – caminho do guerreiro, em japonês – priorizando conceitos ancestrais como ser rigoroso consigo, ser compreensivo com seus semelhantes, venerar seus pais e ser fiel à pátria.

Legenda: Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso será palco do 1º Campeonato Baiano de Karatê Kyokushin da Amizade – Fotos Pedro Augusto.