Prefeitura de Itabuna avança na segunda fase de melhorias em Nova Ferradas

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), iniciou nesta semana a segunda fase de melhorias em Nova Ferradas.

Atualmente, é executada na Rua Primeiro de Maio a remoção de borrachudo – ondulações quando o solo encontra-se muito úmido ao ser compactado -, aplicação de rachão de pedra e de brita graduada simples (BGS) e compactação de solo.

Segundo o superintendente Sousa Lino, o trecho em obras neste momento de pouco mais de 330 metros é importante canal de tráfego do sistema de transporte coletivo e principal via de acesso à área comercial do Nova Ferradas, indo da Rua Principal até as proximidades do campo de futebol.

“Como concentra o trânsito pesado por ônibus e caminhões de empresas distribuidoras de alimentos, bebidas e outros serviços, requer melhor infraestrutura”, comentou.

Há 30 dias, os operários de campo da Mazza Engenharia iniciaram as obras de implantação de redes de drenagem de águas pluviais, remoção de materiais úmidos e colocação de matacões (pedaços brutos de rocha) para a recuperação da Rua Principal do Nova Ferradas. Além disso, a EMASA executou serviços na rede de esgotamento sanitário e de água potável.

Sousa Lino informou também que concluída a implantação de sub-base e base e antes da pavimentação, será executado o enrocamento, com a colocação de blocos de pedra para lastro na margem do Rio Cachoeira, que sofreu graves danos no final de dezembro de 2021.

A secretária Sônia Fontes, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), acompanha a execução das obras em Nova Ferradas vão se estender por cerca de 1 quilômetro da Rua Principal, passando pela Primeiro de Maio, até a Rua do Cajueiro, principal acesso interno ao Bairro de Ferradas, com a aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

Legenda: Obras em Nova Ferradas chegaram à Rua Primeiro de Maio – Fotos Ascom.