Prefeitura reforça ação de combate a dengue e à leptospirose em Itabuna

Profissionais da Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde voltaram a intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus nos bairros e centro de Itabuna. A atividade desenvolvida pela Prefeitura inclui ainda o combate a roedores, principais transmissores da leptospirose.

A múltipla ação iniciada na quarta-feira passada, dia 13, nas ruas do Bairro de Zizo foi para o tratamento focal e perifocal dentro dos depósitos de água e entorno e também com fumacê com bomba costal nos finais de tarde.

Com o final do inverno e início do verão, com alternância de sol e chuvas, há a proliferação do mosquito. Por isso, está sendo aplicado inseticida nas áreas externas das casas para a eliminação de possíveis criadouros.

Os profissionais também aproveitam a visita domiciliar para colocar iscas em locais estratégicos contra ratos, responsáveis pela transmissão da leptospirose e para promover ação educativa, quando orientam os moradores sobre formas simples de evitar a proliferação de mosquitos e de roedores.

A coordenadora da Divisão de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, adiantou que as ações irão continuar em diversas áreas da cidade, inclusive em terrenos, praças e jardins, além das residências. Ela reforçou a importância da união e esforço de todos os cidadãos na luta contra as arboviroses e a leptospirose.

O RATO E LEPTOSPIROSE

Em relação à leptospirose, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Antunes, lembrou que é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria presente na urina de ratos.

Segundo ela, outros animais, a exemplo de bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose aos seres humanos que podem apresentar febre, dores no corpo e na cabeça, e em muitos pacientes, pode progredir para a fase tardia com manifestações mais graves.

“Se a leptospirose não for tratada adequadamente com antibióticos que combatem a infecção, ela pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte”, alertou a diretora.

Legenda: Agentes proveitam a visita domiciliar para colocar iscas contra ratos, além de combate o mosquito – Fotos Ascom.