Itabuna terá final de semana com muitas competições esportivas

No domingo, dia 17, a partir das 8 horas, Itabuna vai sediar eventos esportivos em várias modalidades que poderão ser acompanhados gratuitamente pelos desportistas de todas as idades. Todos têm o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e vão reunir atletas profissionais e amadores em diferentes locais da cidade. Dentre os eventos, o Campeonato Interbairros de Futebol em várias campos de várzea, a 2ª Copa Erasmo Ávila de Futevôlei, na Praça Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon, próximo ao shopping, o 1º Campeonato Baiano de Karatê Kyokushin da Amizade, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva, no São Caetano, e a corrida de rua Med Run.

CORRIDA:
A Corrida Med Run, promovida pelas Faculdades Santo Agostinho de Itabuna, tem 5 km de percurso, sendo duas voltas nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, com concentração na Câmara Municipal de Vereadores, às 7 horas. A largada do evento esportivo, que tem a finalidade de arrecadar recursos financeiros para a compra de ração para animais da Ong Bicharada, acontece às 7h30min. A gestora comercial da Faculdade Santo Agostinho, Ayla Pólvora, destacou a relevância do evento que, além de promover o esporte, realiza um trabalho social. “A medicina tem um compromisso com a saúde e nos aliamos à interação social e a responsabilidade de promover valores democráticos”, disse. Segundo o coordenador da Med Run, Marcelo Marques, o objetivo de incentivar a prática esportiva sempre foi alcançado na cidade. “A cada ano, o número de pessoas participantes de corridas de rua aumenta”, disse. A Med Run terá premiação nas cinco primeiras colocações nas categorias masculino e feminino. Os vencedores ganharão troféus, mas todos os participantes que completarem a prova vão receber medalhas.

FUTVÔLEI:
Mas, os eventos esportivos no final de semana não param por aí, já que os adeptos do futevôlei poderão assistir a 2ª Copa Erasmo Ávila. A disputa terá as categorias masculino, feminino e máster, de sexta-feira a domingo, de 8 às 20 horas, com a participação de 120 duplas.
Estarão representados a Bahia e estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo, de acordo com o organizador da competição, professor Lucas Camboim, que disse que Itabuna é hoje um pólo de esportes.
“O esporte também é uma ferramenta social e de integração e tem atletas amadores e profissionais que sustentam suas famílias com a participação nesses eventos”, lembrou Lucas.

KARATÊ:
Outra atração aguardada é o 1º Campeonato Baiano de Karatê Kyokushin da Amizade na Vila Olímpica. A competição é organizada pela Federação Baiana de Karatê Kyokushin KWU, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Ao todo 50 atletas vão participar nas modalidades: masculino, feminino, infanto-juvenil, juvenil sênior e absoluto. “Esperamos a divulgar o Karatê na Bahia e buscar mais adeptos para essa modalidade que tem um estilo diferenciado”, disse o Mestre Manoel Mascote, presidente da Federação Baiana de Karatê Kyokushin kwu senshi.

INTERBAIRROS
A 3ª rodada do Campeonato Interbairros 2023, promete agitar os campos de bairros. A partida Nova Califórnia x São Roque, às 8h15min, acontecerá no campo do Parque Boa Vista. No mesmo local, às 10h15min, se enfrentam Parque Boa Vista x Fátima.
No campo do Santa Inês, às 8h15min, jogam Vida Nova x Antique e na sequência, às 10h15min, Santa Inês x Monte Cristo.
O São Lourenço enfrenta Nossa Senhora das Graças, em casa, enquanto São José x Sinval Palmeira jogam no campo da Rua de Palha, enquanto a equipe local enfrenta Jorge Amado. A 3ª rodada, terá ainda Roça do Povo, em casa, contra Jubiabá, a partir das 9h.