7ª Conferência Municipal da Cidade será realizada nesta quinta-feira em Itabuna

Na quinta-feira, dia 21, das 8 às 17 horas, no Teatro Municipal Candinha Dória, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, promove a 7ª conferência do Conferência Municipal da Cidade.

O evento terá inicio às 8 horas com os participantes fazendo o credenciamento, seguido, às 9h, da leitura e aprovação do Regimento Interno. Às 10 horas o prefeito Augusto Castro (PSD) presidirá a cerimônia de abertura dando sequência à apresentação da temática e do debate com os palestrantes Jusmari Oliveira, secretária de Infraestrutura do Estado, Lanns Almeida, superintendente da (BAHIATER).

Também participarão Rafael Pedreira, coordenador técnico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (SEDUR-BA), a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, Marcelo Andrade, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Camila Santana, técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.

A tarde, a partir das 13 horas, haverá a discussão temática e elaboração de propostas sobre os quatro eixos apresentados, seguido de votação e eleição dos delegados que vão representar Itabuna na 7ª Conferência Estadual das Cidades.
Neste ano, o evento traz o tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Integrando o campo e cidade para o desenvolvimento sustentável”. Estão previstos para debate dentre os quatro eixos Habitação e Regularização Fundiária, Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Mobilidade e Trânsito, Planejamento e Gestão Municipal.

Para a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, a Conferência é um espaço para destacar as ações da gestão municipal. “Participar desta Conferência é uma retomada do planejamento urbano que no caso de Itabuna vem para somar e integrar com que estamos fazendo”, afirmou.

“Há dois anos e meio, o prefeito Augusto Castro criou a Secretaria de Planejamento do município no sentido de pensar a cidade, planejar a gestão municipal e foi isso que nós fizemos enquanto secretária municipal”, disse.

“Essa vai ser a nossa oportunidade de mostrar a cidade o que nós planejamos, o que nós estamos executando, o que efetivamente precisamos planejar para continuidade desses quatro eixos, seja através da habitação que tem uma política significativa no nosso município, o saneamento básico com abastecimento de água, a retomada do resíduo sólidos com responsabilidade, destacando a erradicação do lixão e o novo momento de reciclagem com coleta seletiva”, destacou Sônia Fontes.

A titular da SIURB ressaltou que o momento também será uma oportunidade para discutir e rever ações. “Vamos ter a oportunidade de conversar e de discutir tudo o que a gestão municipal vem fazendo, pois não é só um momento de planejar o futuro, mas também de rever o que foi feito na gestão do prefeito Augusto Castro”, pontuou.

Legenda: Secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes – Foto Pedro Augusto