Cerimônia no Teatro Candinha Dória encerra curso do Programa com Agentes Comunitários de Saúde

Está programada para quarta-feira, dia 20, às 14 horas, a cerimônia de conclusão do Curso Técnico para a Formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) do Programa Saúde com Agente do Ministério da Saúde. A solenidade será realizada no Teatro Candinha Dória contando com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, dentre outras autoridades.

O curso teve duração de cerca de um ano e reuniu 510 profissionais ACS e ACE com aulas remotas, presenciais (em sala de aula) e em campo, onde os profissionais atuam diariamente junto à comunidade. As aulas foram ministradas pela tutora Dayse Santos, selecionada por meio de processo seletivo do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da Secretaria Municipal de Saúde, Margarida Amorim, afirmou que ao aderir ao Programa Saúde com Agente, Itabuna deu passo importante para a transformação de práticas da saúde pública e organização do trabalho, qualificando habilidades e competências quanto ao incentivo à formação técnica dos ACS e ACE.

“Agora eles são técnicos especializados, ao invés de apenas agentes de saúde”, reforçou Margarida Amorim. Ela disse ainda que o prefeito Augusto Castro mostrou sua preocupação com uma saúde de qualidade no município mais uma vez e não mediu esforços para buscar parceria com o Governo Federal para garantir, além da qualificação e valorização, novos conhecimentos e estratégias inovadoras aos profissionais que trabalham com a população.

“Eles conhecem como ninguém os problemas de saúde das famílias nas comunidades, mantém uma rotina de acompanhamento, inclusive para agendamento de consultas, principalmente para portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial. Então os ACS sabem como lidar em cada situação e como ajudar a comunidade”, frisou a coordenadora.

Ela destacou ainda que o programa atende a uma antiga demanda da categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias com o reconhecimento e valorização do trabalho realizado por eles põe fim a uma demanda que durou mais de 17 anos. “Foi um sonho realizado de nossos profissionais”, concluiu a coordenadora do PACS.