Guardas Municipais de Itabuna participam de curso de aperfeiçoamento em Salvador

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), enviou três integrantes da Guarda Civil Municipal (GCMI a Salvador. Os GCMs Aguinoel Alves dos Santos e Carine de Jesus Santana e a Inspetora GCMI Clébia Patrícia Farias de Oliveira participaram do 1º Nivelamento Interfederativo em Segurança Pública para Guardas Municipais.

O curso foi promovido pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. O objetivo, promover a atualização de conhecimentos no aspecto jurídico, políticas públicas e a estrutura funcional dos Órgãos parceiros para as atividades Policiais no que diz respeito às atribuições e competências da Unidade da Guarda Civil Municipal.

Mas, o principal propósito desse programa foi o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos agentes para garantir a proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações dos municípios baianos, além de fortalecer o paradigma estabelecido com a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), conforme estabelecido pela Lei nº 13.675/2018.

A capacitação ofereceu conhecimentos importantes para as atividades das forças, como Gerenciamento de Crise e Técnicas de Negociação, Sistema Único de Segurança Pública, vídeomonitoramento, introdução a atividade de inteligência, prevenção primária, secundária e terciária.

Ainda, atendimento às mulheres vítimas de violência, cadeia de custódia e local de crime, trânsito, meio ambiente, segurança contra incêndio e muitos outros temas. Esta abordagem multidisciplinar visa tornar os Agentes mais eficientes e preparados para enfrentar os desafios da Segurança Pública em seus Municípios.

O secretário de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Major PM Fábio Santana ressaltou a importância desta capacitação, que trata de integração de conhecimentos e operações entre profissionais que atuam na Segurança Publica, permitindo novas experiências a partir de diferentes vivências.

“Trata-se de um momento de atualização de conhecimentos dos nossos GCMs. É muito importante realizar ações como esta, que ressaltam a importância da prevenção e também para capacitar os profissionais que atuam na área de Segurança Pública”, afirmou o secretário.

“Parabenizamos e externamos os melhores votos de sucesso aos GCMs e também a nossa confiança, salientando que importantes contribuições serão oferecidas em favor do nosso Município”, destacou.

Aproveitando a oportunidade, com votos de sucesso e de uma Gestão exitosa e produtiva, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública informa que os GCMs Aguinoel, e Carine e a Inspetora Patrícia serão agentes multiplicadores na criação do Grupo de Segurança Institucional(GSI) , com o objetivo de execução de uma política de valorização profissional para os Guardas Civis Municipais lotados no Centro Administrativo Firmino Alves.

Dessa forma, poderão desenvolvendo competências humanas, tecnológicas e processuais efetivas que contribuam para o desenvolvimento da Segurança Institucional, fortalecendo a credibilidade, de modo que sejam reconhecidas junto à sociedade, pela soberania, pela salvaguarda dos interesses municipais e pela segurança pública, preservando o Estado Democrático de Direito.

Legenda: Guardas Municipais de Itabuna participar de curso de aperfeiçoamento em Salvador – Fotos Ascom