Prefeitura de Itabuna e Uesc implantam Projeto de Educação Ambiental em escolas da Rede Pública Municipal

“Educar para Transformar as Escolas e um Município: uma proposta para a implementação da Educação Ambiental nas escolas municipais”. É com este propósito que a Prefeitura de Itabuna – por meio das secretarias da Educação, de Planejamento e de Agricultura e Meio Ambiente – e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) firmaram parceria com o objetivo principal de consolidar a Educação Ambiental (EA) de forma inter, trans e pluridisciplinar nas escolas da Rede Pública Municipal de Itabuna.

As ações e atividades de Educação Ambiental (EA), relativas ao projeto, serão desenvolvidas, inicialmente, em cinco escolas municipais: Luiz Viana Filho (bairro Santo Antônio – Ensino Fundamental II); Professora Maria Raimunda Oliveira (Santo Antônio – Educação Infantil); Everaldo Cardoso (São Caetano – Educação de Jovens e Adultos – EJA); Iolanda Pires (Escolas do Sítio – Ensino Fundamental I); e Escola Santinha Tavares (Mutuns – Multisseriada).

Para a execução das ações extensionistas interinstitucionais (Prefeitura de Itabuna – UESC), estão sendo elaborados materiais didáticos-pedagógicos, como por exemplo kits educativos para as escolas, fornecendo-lhes recursos e direcionamentos para a abordagem dos temas ambientais em sala de aula. De permanente, será ofertada à comunidade escolar de Itabuna um Curso de Educação Ambiental, com 60 horas/aulas, distribuídas em cinco módulos de 12 horas cada, a depender da demanda a ser solicitada e de seu público.

De acordo com supervisor de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Dielson Mendes, as discussões para o desenvolvimento do projeto “Educar para Transformar as Escolas e um Município”, tiveram início no último mês de março e, em agosto passado, foram feitas visitas às escolas selecionadas. Ele destaca que, além disso, a Uesc desenvolveu o selo Escola Amiga da Educação Ambiental que está sendo concedido às unidades participantes do programa.

“A nossa pretensão é incluir a temática ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas municipais, integrando-a as disciplinas e promovendo a sensibilização e conscientização dos professores e alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente”, pontuou Dielson. Ele lembra que a intenção é que, gradativamente, outras escolas sejam integradas ao “Educar para Transformar”.

O coordenador do Projeto e representante da Uesc, Professor Emerson Lucena, ressalta que a Educação Ambiental (EA) é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de agir em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. “No contexto de Itabuna, torna-se ainda mais relevante devido aos desafios ambientais enfrentados pela cidade, como a degradação de recursos naturais, a poluição e a perda de biodiversidade. Portanto, investir na Educação Ambiental desde a infância é estratégico para a construção de um futuro mais sustentável”, enfatiza.

Legenda: Reuniões estão sendo realizadas para colocar em prática o projeto de Educação Ambiental – Foto Ascom