Guardas Civis de Itabuna participam de treinamento para criação de Grupamento Institucional

A Guarda Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, iniciou nesta segunda-feira, 02, no auditório da SICOOB, um curso para a criação do Grupamento Institucional. A proposta é ampliar os serviços da GCM. O curso segue até sábado, 7 e segundo o inspetor Valdir Santos, responsável pelo Núcleo Educacional da GCM, os integrantes do Grupamento serão apresentados até o dia 10 de outubro, quando se comemora o Dia da Guarda Municipal.

Durante uma semana, eles serão treinados em disciplinas de Primeiras Respostas à Crimes contra Instituições Financeiras, Segurança contra Incêndio, Aperfeiçoamento da Comunicação via rádio através dos códigos fonéticos, Protocolos de Mediação e Negociação de Conflitos, Protocolo para Segurança dos Gestores, Prerrogativas e habilitações da corregedoria Ouvidoria, Protocolo para segurança de autoridades, Procedimentos básicos sobre o manuseio de explosivos, Defesa pessoal e Imobilização, e o Uso diferenciado da força, visando o não uso da arma de fogo e sim materiais que imobilizam o cidadão.

As previsão é de que as aulas práticas e o estágio sejam encerrados no dia 15 de novembro. “É importante o aperfeiçoamento no combate à Crimes contra Instituições Financeiras, porque temos uma agência bancária locada na prefeitura e uma em frente”, ressalta Valdir Santos.

O curso tem parceiros como, o SAMU 192, 15º Batalhão de Polícia Militar e acPolícia Rodoviária Estadual.

O Secretário Municipal de Governo, Rosivaldo Pinheiro, participou da abertura do curso e ressaltou que a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) está organizando as estruturas para prestar um melhor serviço à coletividade. “A orientação do prefeito é que todo setor receba uma atenção especial, principalmente no que se refere a capacitações e preparo dos servidores para o atendimento à população. Por isso, estamos aqui para mostrar o que já foi realizado, e o que foi proposto na campanha”, frisou Rosivaldo.
E ainda lembrou que a GCM conta com o GOPA (Grupamento de Proteção Ambiental), Patrulha Guardiã Marinha da Penha e Ronda Escolar. “Estamos melhorando os grupamentos para distribuir tarefas e missões, e no final unir segurança e qualidade de gestão para o povo de Itabuna”, encerrou.

Legenda
O treinamento amplia o campo de atuação dos Guardas Civis – Foto Pedro Augusto