Campeonato Interbairros é uma grande peneira para futuros atletas itabunenses

“Não tenho a menor dúvida em dizer que o Campeonato Interbairros de Futebol se constitui numa peneira de grandes oportunidades para levar o melhor do nosso futebol e dos nossos atletas da periferia para o mundo”. A afirmação é da árbitra Mariene Silva Bonfim, credenciada Federação Bahiana de Futebol (FBF), e foi feita no domingo passado, dia 8, no campo de futebol do Daniel Gomes, bairro onde ela nasceu.
Atual vice-presidente da Associação de Árbitros de Futebol de Itabuna (AAFI), Mariene Bonfim se enche de orgulho ao lembrar que já jogou e já apitou muitos jogos amadores. Hoje é uma tripla torcedora: do seu time de coração, o Daniel Gomes, do seu filho, o lateral-esquerdo Ruan Bonfim e também da equipe dos árbitros.

“Posso exigir do meu filho, melhor desempenho para boas jogadas. Também posso gritar, orientar e torcer para que meu time vença. Mas, sobre a atuação dos árbitros, meus colegas, mesmo se notar alguma falha não posso comentar, pois, a ética não permite”, brincou.
Apaixonada pelo esporte, Mariene conta que começou a jogar futebol em 1999, inclusive pelo Campeonato Interbairros e também com atuação em jogos do Intermunicipal. Atualmente, mesmo com dificuldade de locomoção por conta de problemas na coluna cervical, ela não perdeu o gosto e o prazer de acompanhar os jogos do Interbairros.

Para a árbitra, o Campeonato Interbairros promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, é muito mais do que um grande evento esportivo. É a oportunidade de interação entre os bairros, principalmente aqueles estigmatizados.
“O futebol elimina essa imagem negativa de bairro ruim para se transformar num espaço gigantesco de lazer, entretenimento e alegria para a família e esse é apenas um dos muitos benefícios que o Interbairros proporciona”, comemorou.

Ela lembrou que o evento que também envolve a maior parte dos bairros de Itabuna, gera renda para muitas famílias que comercializam lanches e bebidas nos campos onde acontecem as partidas e ainda movimenta a economia da cidade, como um todo.

Para Mariene não tem como o município não se beneficiar, se, por exemplo, o Campeonato absorve mais de mil atletas e os uniformes são adquiridos no comércio local. Outra conquista do Interbairros, conforme lembrou a árbitra, é a oportunidade de o atleta tem de passar pelos campos da periferia onde são realizadas as partidas e ganhar o mundo.

“Muitos atletas amadores são contratos por times de renome nacional, inclusive equipes internacionais de futebol. Há atleta até no futebol da Croácia, como é o caso de Jorge Sammir Cruz Campos, mais conhecido como Sammir. Pena que falte mais apoio da classe empresarial para incentivar os jovens carentes que buscam uma oportunidade para mostrar seu potencial”, lamentou a arbitra.