Multidão de crianças, adolescentes e adultos no domingo lotou o Circuito Kids em Itabuna

Passeios na Carreta da Alegria, apresentações culturais com atrações infantis, estande de leitura com o projeto Letras Que Voam, pintura facial, escultura de balões, brincadeiras interativas e vacinação foram algumas das atrações do Circuito Kids no domingo, dia 8, realizado pela Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em celebração ao Dia das Crianças que atraiu uma multidão estima em mais de 10 mil pessoa à Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso.

O coordenador da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Gabriel Brito, disse que todas as atividades de lazer foram oferecidas com excelência, inclusive os serviços da multivacinação. “Esse foi o intuito do evento: fazer com que todas as crianças tivessem diversão e fossem vacinadas. Quem estava com o esquema vacinal completo, teve direito à uma sessão no Arena Circus. E a criança que estivesse faltando alguma dose, pode o tomar imunizante na hora”, disse.

A secretaria Daiane Vila Nova levou a pequena Analú ao circo e ficou encantada com as atrações e a animação do evento. “Chegamos aqui às 14 horas fomos a alguns brinquedos e viemos ao circo. O Circuito Kids está maravilhoso e o mais importante ela está se divertindo muito” comemorou a mãe da criança. “Nosso objetivo foi que as crianças tivessem um momento de diversão, mas que os pais também se preocupassem com a proteção delas, ou seja, é bem-estar com proteção”, disse secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, que cooperou com a realização do Circuito Kids, projeto idealizado pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Ela afirmou que a adesão à vacinação está baixa em todo país o que pode causar o retorno de doenças que estavam erradicadas, como a catapora e varíola.

A copeira Verônica Santos levou o filho para atualizar o Cartão de Vacina. “Na correria do dia a dia a gente acaba não tendo tempo de ir a um posto de saúde. Mas, hoje tive a oportunidade de regularizar a vacinação dele” frisou.

Já o estudante João Pedro Marcelino, 14 anos de idade, tomou a vacina depois foi aproveitar a sessão do Arena Circus. “O evento está ótimo. Agora vou par o circo curti muito”, disse. O circuito Kids também teve distribuição de brinquedos e um grande palco, onde personagens infantis se apresentaram fazendo a alegria de crianças e adultos.

O presidente da FICC, Aldo Rebouças, ao lado do prefeito Augusto Castro celebrou o resultado da festa infantil. “O evento está só começando e a arena já está lotada”, disse por volta das 14 horas. Já o prefeito percorreu vários espaços da Arena Zé Cachoeira, na companhia de secretários, tirou fotos com pais e filhos e fez muitas selfies e vídeos para as redes sociais.

Augusto Castro agradeceu o envolvimento de todas as secretarias municipais e órgãos da Administração Municipal para o sucesso do evento. “Com certeza o Circuito Kids entrou para a história de Itabuna como uma grande oportunidade de alegrar crianças de todas as idades, promover o lazer e o entretenimento e a interação. Graças a Deus tudo aconteceu como planejado”, comemorou.

Na frente do palco, uma multidão se aglomerou para participar do sorteio de brindes, presentes, brinquedos e até uma bicicleta para as crianças com. O público também quis ver a apresentação de personagens e fazer imagens, com personagens como Batman, Homem Aranha, Homem de Ferro, Incrível Hulk, além das princesas.

A Carreta da Alegria foi uma das atrações mais disputadas no Circuito Kids. Cada passeio pelas ruas da cidade levou 180 pessoas. Outra atração foi o Espaço Letras que Voam, da FICC. A coordenadora Geny Xavier disse que o projeto retorna com algumas mudanças, entre elas a participação de alunos de escolas públicas nas oficinas que ocorrem no Teatro Candinha Dória. Já no Circuito Kids, a iniciativa ofereceu mediação de leitura com livros da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida.

Legenda: Circuito Kids 2023 foi um sucesso arrastando uma multidão com diversas atrações e brinquedos. Fotos: Pedro Augusto.