Professores da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna já confirmaram participação no III Seminário da Rede de Educação Matemática Nordeste (REM- NE). O evento vai ser realizado nos dias 10 e 11 de novembro na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com a expectativa de mais de 500 participantes, inclusive do exterior.
Com o tema “Formação de Professores da Educação Básica: teorias e práticas, suas interlocuções entre a universidade e a escola”, o encontro pretende reunir professores e demais profissionais da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior, além de pesquisadores. Dentre objetivos, fomentar debates sobre o desenvolvimento profissional de professores e abordagens interdisciplinares nas práticas pedagógicas.
Uma das organizadoras, a professora Juscileide Castro, que veio especialmente do Ceará para ajudar na organização, está otimista e diz não ter dúvidas quanto ao sucesso do REM- NE.
“Nas edições de 2021 e 2022, realizadas de forma remota por conta da pandemia do Covid-19, tivemos um grande público e uma resolutividade excelente. Neste ano, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, teremos mais uma oportunidade da realização de um seminário já consolidado nacionalmente”, afirmou a professora Juscileide Castro.
A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, professora Silvana Carvalho Almeida, também está otimista com o seminário. Ela afirmou que o encontro será um momento privilegiado para os professores ampliarem os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da profissão, principalmente quando se trata da educação básica.
Ela destacou a importância do Seminário, que já é considerado um dos mais importantes para a melhoria da qualidade do ensino na educação infantil. Segundo Silvana, o evento vai oportunizar a troca de experiência, além de proporcionar um espaço coletivo de reflexão prática dos professores, por meio de palestras, mesas-redondas, workshops, painéis e exposição de pôsteres de atividades desenvolvidas em sala de aula.
“É um momento único e privilegiado para os atuais e futuros professores ampliarem saberes e conhecimentos necessários ao exercício da profissão”, reforçou a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Carvalho Almeida.