Colaboradores do Hospital de Base fazem visita técnica ao Hospital Irmã Dulce

Colaboradores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizaram uma visita técnica ao Hospital Irmã Dulce, em Salvador.

O engenheiro ambiental Guilherme Malta e o auxiliar de limpeza Adenilson Nascimento foram conhecer como funciona o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde da unidade hospitalar que é referência.

“A Vigilância Sanitária elogiou a evolução do Hospital de Base em relação ao gerenciamento de resíduos e nos sugeriu fazer essa visita com o incentivo da direção-executiva. Estamos em busca de melhorias contínuas”, disse o engenheiro.

Durante a visita ao hospital da capital, os colaboradores observaram questões ligadas à segurança do trabalho, receberam dicas sobre a responsabilização dos setores em relação ao gerenciamento de resíduos e tiveram uma noção de organização daquela unidade hospitalar.

“O Hospital Irmã Dulce possui um sistema bem desenvolvido quanto ao cumprimento de normas e leis, além de uma estrutura gigantesca. Vamos começar a desenvolver alguns mecanismos com base no que aprendemos lá”, frisou o engenheiro.
Já seo Adenilson Nascimento ficou maravilhado com a visita. “É algo totalmente diferente, mas que dá pra gente aplicar aqui em benefício do hospital” acrescentou.

O diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, destacou que a estrutura de gerenciamento de resíduos vai além de lixeiras e carrinhos de coleta. Perpassa pelo serviço de destinação correta e isso tem impacto direto nos custos do hospital.

“A visita contribuiu na capacitação da equipe para receber a nova estrutura do hospital, que terá seus serviços ampliados e cujas obras estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). “Vamos crescer. Então, precisamos crescer organizados”, declarou.

A ideia é que a partir dos conhecimentos adquiridos na unidade hospitalar da capital, o Hospital de Base possa funcionar de forma mais sustentável, diminuindo custos, evitando acidentes de trabalho e preservando a saúde dos trabalhadores, tornando-se assim, em ambiente mais saudável para os pacientes e colaboradores.

Legendas: 1. e 2. Engo. ambiental Guilherme Malta e o auxiliar de limpeza Adenilson Nascimento conheceram gerenciamento de resíduos do Hospital Irmã Dulce. 3. Novo depósito de resíduos sólidos do Hospital de Base – Fotos Ascom