NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Escola Municipal Lions Club de Itabuna – Centro, vem a público esclarecer o fato acontecido no dia 11 de outubro sobre vídeo circulado em mídias digitais. A aluna L. V.S.D, ingressou nesta Unidade Escolar no ano de 2022, atualmente, a aluna do 5o ano, portadora de CID F98 e F80, autista não verbal, teve acompanhamento de Auxiliar de Vida Escolar – AVE até o mês de abril, e faz acompanhamento na Sala de Recursos Multifuncional – SRM.

Mesmo após a saída da monitora, a aluna continuou frequentando as aulas, sendo bem acolhida pelos colegas de sala de aula e demais funcionários da Unidade Escolar. Ocorreu que no último dia 11, a escola realizou o evento de comemoração ao Dia da Criança, reunindo os 200 alunos dos turnos matutino e vespertino, a fim de promover um momento divertido, com brincadeiras, animação, pula–pula e um city tour no local do evento: o Tiro de Guerra de Itabuna. Para tanto, como de costume, foi enviado aos pais dos alunos um termo de autorização para que os responsáveis confirmassem a presença ou não de seus filhos (por ser um evento realizado fora do ambiente escolar) e um convite para que os pais ou responsáveis dos alunos da Educação Inclusiva acompanhassem seus filhos nesta atividade.

Cabe ressaltar, que havia sido realizada no dia 25/07/2023 uma reunião com os membros do Conselho Escolar, equipe gestora e pais de alunos com deficiência que estão sem monitores, para esclarecer aos pais a situação da falta momentânea desse agente na Escola. A diretora Rita Charitas Oliveira Almeida iniciou a reunião, acolhendo a todos e informando que a reunião que foi sugerida pelo Conselho Escolar para esclarecer aos pais as inúmeras tentativas da Escola junto a Secretária de Educação em viabilizar a vinda de monitores para o retorno da frequência dos alunos a escola. Aproveitou a oportunidade para informar também sobre o Chamamento Interno para servidores municipais publicado no Diário oficial do município, visando resolver com brevidade essa situação, uma vez que a escola ainda tem casos de pessoas com deficiência que não tem condições de frequentar as aulas sem auxílio de um monitor, mesmo a professora da SRM afirmando que esses alunos devem permanecer vindo à escola nos dias de atendimento na SRM enquanto não retornam para as aulas regularmente.

No caso supracitado, a mãe da aluna L.V.S.D entrou em contato com a diretora informando que a filha perdeu o termo de autorização e foi orientada a procurar a escola para assinar outro termo, e assim o fez, se comprometendo em acompanhar a aluna a participar do evento, que por ser de grande porte necessitaria do acompanhamento de alguns pais, para garantir a participação de todos com mais segurança e apoio da comunidade escolar, sendo a família a mais eficiente parceria que a escola pode contar.

Dessa forma, a equipe gestora, professores e demais servidores da Escola Municipal Lions de Itabuna Centro, afirma que o evento foi aberto a todos os estudantes, contou com a presença de outros alunos Público Alvo da Educação Inclusiva, que participaram dessa significativa atividade, e inclusive demonstraram satisfação e palavras de gratidão pela forma como seus filhos/as foram tratados no evento. Assim, a Escola Municipal Lions Club de Itabuna – Centro, lamenta o vídeo exposto pela genitora da referida aluna e mais uma vez ratifica o seu papel frente à Educação e principalmente a nossa sua atuação com os alunos da educação inclusiva buscando garantir diariamente o direito de aprender de todos os nossos estudantes.