Prefeitura de Itabuna desenvolve politica de valorização dos servidores públicos municipais

A Prefeitura de Itabuna valoriza os servidores públicos municipais com uma política contínua que inclui ganhos reais e elevação do valor do tíquete-alimentação, atualmente no valor de R$ 590,00. Mas, o prefeito Augusto Castro (PSD) trabalha para que o envio à Câmara de Vereadores do projeto de lei para a adoção no próximo ano do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Públicos Municipais (PCCS).
A proposta foi discutida por uma Comissão Mista, integrada por representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSERV) e outros sindicatos e da Administração Municipal. O documento final foi entregue ao prefeito em agosto passado e passa por análises da Procuradoria-Geral do Município e das secretarias de Gestão e Inovação e de Fazenda e Orçamento que estudam os impactos financeiros do PCCS.

Há pelo menos 40 anos que o funcionalismo público municipal luta pela implantação do plano para a correção de distorções salariais e de enquadramento. A decisão da atual administração em atender ao conjunto dos servidores é marco histórico, reforça o compromisso do prefeito Augusto Castro de valorização da categoria e vai representar ganhos salariais a partir do ano que vem.

Atualmente, a base salarial do funcionalismo tem ganhos de R$ 1.650,00 em média e com o PCCS pode ser reajustado em até 25%. Mas, há casos em que os salários poderão alcançar 80% se considerados o tempo de serviço e o grau de escolaridade.

Neste ano, os servidores municipais da administração diretae indireta de Itabuna tiveram reajuste de 8,5% nos salários, sendo 5,79% de revisão (para suprir a inflação do período), mais 2,71% de ganho real.

Além disso, foi aplicada elevação no valor do tíquete-alimentação para R$ 590,00. Deste total, foram pagos R$ 570,00 em maio e outros R$ 20,00, a partir de outubro. A proposta do Executivo foi apreciada com rápida tramitação nas Comissões Técnicas e no Plenário da Câmara de Vereadores.

Legenda: Prefeitura de Itabuna desenvolve política contínua que inclui ganhos reais e elevação do valor do tíquete-alimentação – Fotos arquivo