Uma tarde dedicada ao cuidado das mulheres encerrou na terça-feira, dia 31, as ações da Campanha Outubro Rosa no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).

No auditório da unidade hospitalar, uma oficina de beleza foi montada com serviços de cutilagem, esmaltação, corte de cabelo e escovação. A ação contou com o apoio das professoras e alunas da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, além do sorteio de serviços do Salão Espaço Essência da Beleza para as colaboradoras.

A enfermeira Katallin Portela passou informações sobre o exame de toque para as mulheres e fez uma triagem com as colaboradoras para solicitação de exames (USG de mama, tireoide, endovaginal e abdominal). O serviço de auriculoterapia com o fisioterapeuta do SESMT, Melquíades Lessa, seguido de um lanche da tarde, completaram a programação.

As colaboradoras do Hospital de Base ficaram felizes com a tarde de mimos. “Foi ótimo sair da rotina e a gente parar para se cuidar um pouco”, comentou a técnica de enfermagem Andreza Rocha.

Maria Edileuza, do Setor de Nutrição, disse que foi muito importante e bonita a ação. “Foi bom para as mulheres se cuidarem mais e evitarem o câncer de mama e de útero”, falou.

Já Márcia de Jesus Santos, enfermeira da comissão de feridas, também aprovou a ação. “Achei interessante conseguir tirar as colaboradoras da rotina para um momento de relaxamento e para se cuidarem”, declarou.

O evento também chamou a atenção dos homens que puderam dar um trato no visual e ter acesso ao serviço de auriculoterapia. “Achei o serviço excelente e importante para os funcionários”, destacou o colaborador da farmácia hospitalar Erinaldo Paixão.

A ação Outubro Rosa foi uma iniciativa dos Núcleos de Ensino Permanente em Saúde (NEPS) e da Qualidade Hospitalar (NQH), Coordenações de Higienização Hospitalar e de Enfermagem e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

O objetivo foi promover uma conscientização sobre formas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero.

Legenda: Hospital de Base encerra a Campanha Outubro Rosa com oficina de beleza para as colaboradoras, mas homens também receberam atenção – Fotos Ascom