Prefeitura avança na pavimentação de ruas e avenidas em bairros da zona oeste de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna continua avançando na execução das obras do Programa Acelera Itabuna com a pavimentação asfáltica de bairros da zona oeste. No momento, as atenções estão dirigidas aos bairros Nova Ferradas, Nova Esperança e Ferradas.

A titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, garantiu que em Nova Ferradas, por exemplo, aumentou de 15 para 18 o número de ruas com pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD). “Aquele bairro jamais teve obras de urbanização desse porte”, acrescentou.

Quanto ao Nova Esperança, desde a semana passada os serviços estão acelerados e pela primeira vez cinco ruas do bairro estão tendo pavimentação. “Depois de mais de 40 anos de espera, a comunidade está recebendo as obras de infraestrutura que sempre sonhou”, disse a titular da SIURB.

Já em Ferradas também já foram priorizados os serviços de melhoria. Nesta semana, os operários e máquinas da construtora Mazza trabalham na pavimentação do acesso ao bairro pela Rua do Cajueiro, na Uruba, com a aplicação de asfalto em toda a extensão da Rua Itabuna (fundos da Padim) e estão programando para iniciar em outras ruas de acesso à localidade.

“Estão sendo pavimentados uma extensão de cerca de 600 metros da via, principal corredor de ônibus”, afirma o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho. “Vamos concluir as intervenções da Prefeitura em Ferradas com uma operação tapa-buracos no entorno da praça da igreja católica”, disse.

“Com a conclusão dessas obras agilizamos o cronograma elaborado especialmente para atender a região oeste, iniciaremos ainda nesta semana outras comunidades que aguardam por serviços de infraestrutura, a exemplo do Nova Itabuna.

Na região norte da cidade, grandes avenidas foram também entregues à cidade, depois de pavimentadas, o que inclui as avenidas José Alves Franco e Bionor Rebouças, ruas Independência e dos Trovadores.

Sônia afirmou ainda que embora a recuperação viária numa cidade do porte de Itabuna seja um desafio muito grande, a Prefeitura tem avançado muito para melhorar a infraestrutura tanto na zona urbana quanto na rural do município.

“Temos levado obras e serviços de melhoria para algumas comunidades que nunca contaram com a presença do poder público. Mas, não paramos com os serviços de manutenção de ruas, avenidas e praças numa rotina permanente”, reafirmou.

Ainda segundo Sônia Fontes, os serviços executados pela Prefeitura são indispensáveis à mobilidade urbana, principalmente pelo intenso tráfego de veículos que circulam diariamente; Itabuna é cortada pelas duas principais rodovias federais da região.

Legenda: No Nova Esperança, os serviços estão acelerados desde a semana passada – Fotos Lucas Matos e Roberto Santos