MOÇÃO PESAR

Com tristeza e profundo pesar, soube nesta manhã do falecimento do idealista, professor e dedicado homem público Edmundo Dourado Silveira, 82 anos, um educador nato que muito contribui para a formação de gerações de itabunenses. Ex-vereador de Itabuna por três mandatos.

Seu profícuo trabalho no setor educacional o credenciou a ser um expoente na cultura, educação e na política, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Vereadores, fundador do Grupo de Ação Comunitária (GAC) e líder de várias lutas, a exemplo da instalação do 15º Batalhão de Polícia Militar.

Militar de formação, tendo sido oficial do Exército Brasileiro (EB), o professor Dourado também se distinguiu por uma visão acurada da realidade do país.

Sua dedicação à formação de adolescentes e jovens o transformaram em ícone como palestrante e consultor. Primeiro da Diocese de Ilhéus, depois da Diocese de Itabuna.

Seus ensinamentos em Matemática fizeram mestre entre jovens, egressos dos colégios Divina Providência, Nossa Senhora da Glória e Estadual de Itabuna e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Também do Colégio Sistema, que fundou com um grupo de educadores. Deixa um legado inestimável no seio da sociedade grapiúna que tanto amou.

Deixa viúva Dona Maria Lúcia Silveira, quatro filhos, entre os quais o ex-vereador Beto Dourado, e cinco netos. O horário e local do velório e do sepultamento serão oportunamente comunicados por sua família.

Itabuna, 14 de novembro de 2023-11-14

Augusto Castro