Programa de Apoio ao Trabalhador e as Empresas cria oportunidades em Itabuna

O Programa de Apoio ao Trabalhador e as Empresas (PROATE) desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) tem criado inúmeras oportunidades. Atualmente, a base de dados conta com 1.100 pessoas que podem ser contratadas pelas empresas cadastradas pelo serviço municipal de intermediação de mão de obra.

O titular da SICER, Mauro Ribeiro, disse que setembro marcou a retomada das ações do PROATE, um programa público que identifica, analisa e encaminha profissionais para as vagas oferecidas pelos empregadores. Segundo ele, a agilização do cadastramento de trabalhadores e empresas se deu a partir da realização da Exposição Feira Agropecuária e de Negócios (EXPOFENITA), no Parque de Exposições Antônio Setenta.

Durante os dias de realização do evento 300 pessoas fizeram cadastramento no PROATE que também oferece cursos de qualificação profissional em diversas áreas em parceria com SEBRAE e Governo do Estado e que são ministrados pelo município.

Coordenador do programa de intermediação de mão de obra, Sandro Matos afirma que qualquer pessoa acima dos 18 anos de idade pode se cadastrar, bastando para isso se dirigir até a da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), no Centro Administrativo Firmino Alves, no Banco Raso, ou por meio do site da Prefeitura de Itabuna (www.itabuna.ba.gov.br).

Ao acessar o sistema PROATE na internet, o trabalhador pode fazer o seu cadastro fornecendo, além do correio eletrônico (e-mail) fotocópias do RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência, que são documentos necessários para o cadastramento.

Quando surge vaga, o candidato é atendido por uma psicóloga que fornece as orientações necessárias até o dia da entrevista na empresa. “A contratação fica a critério dos empregadores cadastrados no PROATE”, explica Sandro Matos, acrescentando que os atacados que começaram a se instalar na cidade, por exemplo, foram contatados e a Prefeitura cedeu dados cadastrais de candidatos.

Diariamente, o PROATE divulga oportunidades de contratação em um sistema similar ao SINE – Bahia. Para facilitar, uma conta será criada no Instagram para facilitar aos interessados. Vagas de hoje:
REPRESENTANTE COMERCIAL
Experiência mínima de 06 meses na área
Possuir CNH ‘B’ e veículo próprio
Possuir MEI

TOSADOR
Experiência mínima de 06 meses na área

VENDEDOR PRACISTA (EXTERNO)
Ensino Superior Completo em administração ou Gestão Comercial
Experiência na área
Disponibilidade para viajar
Possuir CNH ‘B’

AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 06 meses com conferência de notas fiscais, separação de mercadorias a serem enviados, registro de entrada e saída de mercadorias.
03 VAGAS
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL E RESIDENCIAL

ANALISTA DE MARKETING
Ensino médio completo, desejável Superior em publicidade e propaganda, Marketing ou área afins
SOCIAL MÍDIA
Ensino médio completo, desejável Superior em publicidade e propaganda, Marketing ou áreas afins
DESIGNER GRÁFICO
ASSISTENTE DE FATURAMENTO
01 VAGA

Legenda: Programa de Apoio ao Trabalhador e as Empresas cria oportunidades em Itabuna.

Coordenador do PROATE, Sandro Matos, fala de sua importância – Fotos Pedro Augusto.