As ações desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabuna serão apresentadas nesta terça-feira, dia 14, a partir das 13h, durante a realização do 1º Seminário da Vigilância em Saúde (VSA).
Sob o tema “Desafios da Vigilância em Saúde no Enfrentamento das Arboviroses e Desastres Ambientais”, o evento acontece no Teatro Municipal Candinha Dória.
Os dados estatísticos serão apresentados pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes. Na sequência, a mestre e doutorando em Biotecnologia de Microorganismos Marcella Barreto vai falar sobre o enfrentamento da Vigilância em Saúde nas arboviroses.
Na palestra, a biomédica fará um paralelo entre as divisões do departamento e as áreas de pesquisa científica voltadas para o combate às arboviroses: dengue, chikungunya e zika vírus, febre amarela, etc.
Já o coordenador municipal da Defesa Civil, o doutor em Geologia Kaique Brito vai falar sobre a vulnerabilidade ambiental em momentos de cheias, como águas contaminadas e proliferação de doenças, além dos problemas socioambientais em momentos de seca.
Quem encerra o evento, com a última palestra, é a enfermeira assistencial da Vigilância Epidemiológica, Flávia de Lima Moraes, que falará sobre o enfrentamento da Vigilância em Saúde nas pós-enchentes e seca no município.
Ao comentar sobre as ações do seu departamento, a diretora Maristella Antunes explicou que a vigilância em saúde é um processo contínuo de coleta, consolidação e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde.
“É fundamental que a VISA esteja em todos os níveis da atenção em saúde, já que a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde engloba diversos setores”, frisou a diretora.