Prefeitura finaliza pavimentação e sinalização da Avenida José Alves Franco e abre novo acesso ao centro de Itabuna

A Prefeitura finalizou a pavimentação e sinalização da Avenida José Alves Franco, no São Roque, e abriu nova interligação da rodovia BR-101 e semianel rodoviário ao centro de Itabuna. As obras foram executadas pela parceria entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e o município.

Com cerca de um quilômetro de extensão, antes de receber a pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), a via ganhou drenagem com a implantação de galeria para o escoamento de águas pluviais provenientes do Monte Líbano e Novo Horizonte em direção ao ribeirão Água Branca.

Além disso, rachões de pedra para evitar a umidade do solo, base, sub-base e meio-fio em toda a extensão. “Antes, era uma buraqueira danada. Em dias de chuva, ficava difícil levar as crianças para a escola”, lembra Tina Tânia Pereira, moradora do Pedro Fontes. “Amei obra, ficou muito bom viu, prefeito!”, exultou uma pequena comerciante

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, afirmou que a recuperação deste importante canal de tráfego teve todo um cuidado por causa do tráfego pesado que a Avenida José Alves Franco recebe com ônibus e caminhões e por se constituir num acesso da BR-101, ao semianel rodoviário e da Vila de Mutuns ao centro da cidade. “A avenida é umas das coletoras da cidade, pois tem saída fácil para o semianel”, disse.

A recuperação da via beneficia também moradores das avenidas Ilhéus e Bionor Rebouças, das ruas dos Trovadores e Independência no São Roque e Santo Antônio, e dos condomínios residenciais do Minha Casa Minha Vida Pedro Fontes I e II e Itabuna Park. “Foi um conjunto de grandes avenidas que recuperamos e que estão sendo entregues a população” falou a secretária.

A dona de casa Jéssica Ferreira, que também mora numa daquelas localidades, disse que a via está melhor até para caminhar. “Os carros jogavam até lama na gente em dias chuvosos e a poeira causava irritação nos dias de estiagem. Agora, podemos dizer que estamos no céu” disse.

Legenda: Prefeitura finaliza sinalização da José Alves Franco e abre novo acesso a Itabuna – Fotos Pedro Augusto.