Vacinação com doses da Bivalente contra a Covid-19 está muito baixas Itabuna

Pouco mais de 12% da população de Itabuna tomou doses da vacina Bivalente contra a Covid-19. O baixo índice foi divulgado hoje pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde cuja coordenadora Camila Brito se disse preocupada.

Ela lembrou que a vacina Bivalente é reforço para quem já fez o esquema básico e está liberada para pessoas maiores de 12 anos. Segundo os dados de vacinação disponíveis no site oficial do Ministério da Saúde apenas 22.311 pessoas tinham sido imunizadas, o que representa 12,19% dos 183.092 habitantes do município.

O último Boletim Covid-19 divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira passada, dia 14, mostra que os registros da doença têm aumentado em todo o país. Foram 32 casos ativos, 394 confirmados, 258 pacientes curados e apenas quatro óbitos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as ocorrências da Covid-19 na Bahia aumentaram 130% do final de outubro até o dia 4 deste mês. Diante deste cenário, há a exigência de maior cuidado pela população e a necessidade de que seja completado o esquema vacinal, com as quatro doses e reforço (Bivalente).

A coordenadora Camila Brito reforça que a vacina Bivalente é oferecida em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, entre 8 e 11 e 13 e 16 horas. “Vale ressaltar que nunca houve desabastecimento do imunizante para a comunidade”, afirmou a coordenadora da Rede de Frio.

“Se existem casos da doença, é porque o esquema vacinal não está completo e isso faz o vírus circular na cidade. Quanto mais medidas forem adotadas para quebrar essa transmissão, melhor para a população do município”, orientou Camila Brito.