Obras do Programa Acelera Itabuna avançam no Bairro Nova Itabuna

Em visita na manhã desta terça-feira, dia 21, às obras do Programa Acelera Itabuna, no Nova Itabuna, a titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, ficou bastante animada com o ritmo acelerado dos serviços de urbanização de ruas de barro na localidade. Ao todo, serão beneficiadas pela Prefeitura 16 ruas com pavimentação asfáltica num investimento de R$ 2,5 milhões.

Na visita para fiscalização das obras, a secretária esteve acompanhada pelo padre Tony Valério, da Paróquia Santa Maria Madalena, que não escondeu sua alegria pela execução das obras tão esperadas pela comunidade.

“Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Augusto Castro e à secretária Sônia Fontes por terem atendido ao pedido de nossas famílias, inclusive as que moram na Baixa Fria, que há muito anos aguardavam por isso. Que Deus abençoe a todos”, disse o pároco.

Já a titular da SIURB fez questão de lembrar que o prefeito Augusto Castro (PSD) foi quem sugeriu priorizar o Nova Itabuna com as obras do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui, que tem como objetivo levar à tão sonhada pavimentação CBUQ (asfalto quente) para ruas de bairros onde antes só existiam lama e poeira.

A secretária Sônia Fontes também aproveitou para agradecer o apoio que o religioso tem dado à Administração Municipal, inclusive recebendo comitiva liderada pelo prefeito no Salão Paroquial quando as obras do PAI foram anunciadas.

Ela adianta que parte das obras foi iniciada na comunidade da Baixa Fria pela recuperação do solo. Como já existia asfalto na base não foi necessário se aprofundar na sub-base, o que tornou o serviço mais simples e rápido.

“A pavimentação asfáltica está sendo feita em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), um tipo de concreto tipo bem resistente, usado para pavimentação de estradas e rodovias”, conforme explicou a secretária.

Além desse serviço, as equipes de manutenção da SIURB e da EMASA trabalham na localidade para a limpeza das redes de drenagem e recuperação de redes de água e esgoto antes da pavimentação.

A última etapa da obra, será a implantação do meio-fio “para tornar o acabamento mais eficaz e bonito”, concluiu a titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Legenda:  Obras de urbanização do Nova Itabuna pelo Programa Acelera Itabuna (PAI) avançam.

Secretária Sônia Fontes, ladeada pelo pároco Tony Valério (dir) e Sousa Lino e um morador do Nova Itabuna – Fotos Alex de Souza