Membros do Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial empossados em Itabuna

Em solenidade presidida pelo prefeito Augusto Castro (PSD), com a participação dos secretários municipais Josué Brandão Junior, da Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS, e de Governo Rosivaldo Pinheiro, a Prefeitura de Itabuna deu posse aos novos dirigentes e integrantes do Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O evento aconteceu no final da tarde de quinta-feira, dia 23, no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Firmino Alves, se revestindo em importância pelo retorno do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial à sua missão institucional, já que dentro dos seus objetivos está debater e ampliar propostas e vencer os desafios para o planejamento de políticas públicas voltadas ao combate ao racismo.

O prefeito Augusto Castro realçou a importância da reativação do conselho como instância comunitária que muito pode contribuir com as ações afirmativas. Já o secretário Josué Brandão Junior falou da importância da participação das instituições nas definições de políticas públicas.

“Hoje é um dia muito especial para nós do movimento negro de Itabuna, pois a posse do Conselho vai fortalecer políticas públicas para a comunidade negra de nossa cidade. E ainda homenageamos Maria Lúcia Góes, primeira presente do Conselho de Igualdade racial”, afirma a presidente Maria Domingas Mateus de Jesus, que representa o Movimento Negro Unificado (MNU).

O babalorixá Lula Dantas comemorou a retomada da política de promoção da igualdade racial no município, a nova composição do Conselho e a solenidade de posse. “Espero que Itabuna retome as políticas e ampliá-las e garantir direitos de uma parte da população tão sofrida historicamente”, afirmou.

O Conselho tem composição paritária com representantes da sociedade civil e da Administração Municipal de acordo com o Decreto nº 15.605 de 31 de outubro desse ano, publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município nº 6.010.

Pela sociedade civil, integram o Conselho:

1. ASSOCIACAO AFRO ENCANTARTE

Titular: Tamara Paula dos santos franca

Suplente: Egnaldo Ferreira franga

2. ONG OCA – CENTRO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DA MATA
ATLÂNTICA

Titular: Erick Leandro silva dos santos

Suplente: Jackson Souza

3. ASSOCIACAO SANTA CRUZ DO IJEXÁ – ASSANCRI
Titular: Lilia Carla Gomes Santana

Suplente: Maria Celi de oliveira

4. PONTO DE CULTURA ACAI – ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE (EGBE ILE OYA FUNKÉ)