Prefeitura de Itabuna realiza serviços de microdrenagem, desobstrução de bueiros e roçagem da vegetação em canal

Que as mudanças climáticas já são uma realidade em todo planeta e suas consequências observadas no dia a dia da população não é mais novidade. Por conta disso, as cidades têm de se preparar para se prevenir dos alagamentos e enchentes causadas pelas fortes chuvas.

A Prefeitura de Itabuna começou o trabalho intensivo de microdrenagem no centro e bairros da cidade para que com a chegada do período chuvoso que começa com o final da primavera e início do verão não sofra alagamentos. Os serviços incluem a limpeza de bocas de lobo e bueiros, desobstrução da rede de águas pluviais e roçagem da vegetação do canal de drenagem do Fátima.

Por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), começou a ação há 15 dias, alcançando as principais localidades.

Até agora, os serviços de limpezas e desobstrução já foram realizados nas avenidas do Cinqüentenário, Amélia Amado e Beira-rio e Rua Paulino Vieira, no centro, nos bairros Banco Raso, Mangabinha e Nova Itabuna de acordo com o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho.

Segundo ele, as atividades seguem um cronograma elaborado a partir dos estudos e levantamentos nas áreas de maiores índices de alagamento. “Primeiro fizemos um mapeamento das localidades. Agora, estamos trabalhando na desobstrução dos bueiros e bocas de lobo e limpeza das redes”, disse.

O superintendente destaca que a população pode cooperar com os esforços da Prefeitura na preparação da cidade para a estação mais chuvosa do ano, mesmo os índices pluviométricos previstos estejam abaixo da média história, se situando entre 80 e 100 milímetros de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).