A Prefeitura de Itabuna concluiu as obras de construção da ponte de acesso ao Ramal do Ribeirão dos Cachorros, zona rural do município, atendendo uma demanda antiga de produtores rurais daquela região que utilizam a ponte para o escoamento da produção, mas que estavam impedidos por conta da queda da ponte de madeira que existia no local. As obras e serviços deixaram os agropecuaristas satisfeitos.

O produtor rural Victor Pinheiro, da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB), agradeceu o empenho da Prefeitura em executar a obra. “A obra foi executada e o problema foi sanado. Agora, podemos escoar nossa produção e as crianças podem ir à escola tranquilamente, porque do jeito que estava oferecia risco para todos”, afirmou.

O representante da ADASB ainda completou: “Agradeço ao prefeito Augusto Castro (PSD) por nos ajudar com a ponte, mas aproveito para solicitar também a manutenção deste ramal que está numa situação precária. São aproximadamente oito quilômetros que precisam de uma manutenção urgente, assim como a estrada da Piteira, na região de Ferradas”.

Em relação a estas demandas, a secretária Sônia Fontes, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), informou que existe uma programação de manutenção das estradas vicinais do município. No caso das vicinais destas regiões, seguirá um cronograma de trabalho estabelecido em acordo com o Conselho Municipal da Agricultura Familiar.

As obras e serviços no pontilhão do Ribeiro dos Cachorros foram executados pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e melhoraram consideravelmente as condições de acesso a esta região rural do município, que concentra um grande número de produtores de leite que integram a Bacia Leiteira de Itabuna, como também viabilizou o deslocamento de dezenas de crianças às unidades escolares.

A secretária Sônia Fontes lembrou que no local antes existia apenas uma ponte de madeira precária, tendo sido necessário fazer uma reformulação completa com manilhas e construção de alvenarias “de modo a garantir o fluxo normal das águas pluviais e fluviais e principalmente construir uma estrutura adequada para passagem segura de veículos leves e pesados”, destacou.

Legenda: Agropecuaristas de Itabuna satisfeitos com a conclusão das obras da ponte sobre o Ribeirão dos Cachorros – Fotos Ascom