Prefeitura de Itabuna presta assistência técnica e extensão rural na Associação Jacareci

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), esteve com sua equipe na Associação Jacareci, na zona rural do município, para realizar o treinamento sobre polinização artificial e recolher amostras do solo na propriedade do agricultor familiar de Hamilton Pereira.

A análise do solo é de extrema importância para o plantio, pois fornece informações essenciais sobre a fertilidade, PH, textura e teor de nutrientes do solo. Esse material será enviado para um laboratório específico para ser analisado.

Com base nessa análise, a equipe da SEAGRIMA poderá tomar decisões mais precisas sobre o tipo de cultivo apropriado para o terreno, a necessidade de correção da fertilidade, a quantidade de nutrientes a serem aplicados e o manejo adequado para otimizar a produção agrícola.

Segundo o diretor de Agricultura da SEAGRIMA, Miranildo Góes, a análise do solo é fundamental para garantir o sucesso do plantio, a saúde das plantas e a produtividade da lavoura. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente, evitando a aplicação excessiva de insumos e reduzindo o impacto ambiental.

A SEAGRIMA também realizou a técnica de polinização artificial que vem sendo utilizada e com resultados positivos pelos pequenos produtores rurais, segundo o engenheiro agrônomo Pedro Jerônimo.

Ele disse que a polinização artificial pode aumentar a produtividade das culturas, resultando em maiores rendimentos para os agricultores, além de permitir uma maior precisão na reprodução de plantas, possibilitando a criação de variedades superiores e mais resistentes a doenças e pragas.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, reforçou que toda tecnologia é bem-vinda, pois ajuda na produção agrícola de quem tem poucos recursos e precisa do poder público para ter acesso a essas informações.

Segundo ele, o prefeito Augusto Castro (PSD) tem apoiado integralmente a agricultura familiar, pois sabe que o alimento que vem da zona rural, além de maior qualidade do produto, faz circular a economia e os recursos, trazendo benefícios à população.

Estiveram presentes nessa visita técnica, além do diretor de Agricultura, Miranildo Góis, e do engenheiro agrônomo, Pedro Jerônimo, o Técnico Agrícola Cleumo Henrique (Pardal).