Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna realiza medidas de prevenção contra a Esporotricose

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, convocou um encontro com as coordenações do Centro de Zoonoses, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal, para a prevenção e cuidados sobre a Esporotricose, doença que tem ganhado destaque nos últimos dias devido ao surgimento de alguns casos em animais. Não há registro de contaminação de pessoas na cidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é reforçar as orientações sobre a Esporotricose, as medidas preventivas e sobre o tratamento da doença que se manifesta como uma micose profunda, causada por um fungo que está presente no meio ambiente que pode afetar animais e humanos. A sua manifestação é através do aparecimento de feridas na pele e nas mucosas dos olhos, nariz e boca.

A Esporotricose tem cura, tanto em humanos quanto nos animais acometidos. Por isso, não abandone, maltrate ou sacrifique o animal com suspeita da doença. Procure o tratamento adequado e se informe sobre os cuidados necessários junto ao Centro de Controle de Zoonoses, em sua sede provisória no imóvel onde funcionou a Base do SAMU-192 na Avenida das Nações Unidas, em frente à Catedral de São José.

“Estamos realizando essa capacitação dos profissionais da Prefeitura que atuam no Centro de Zoonoses, Agentes de Combate às Endemias e do Departamento de Vigilância Epidemiológica para orientar a população e combater essa doença zoonótica. Que fique claro, que os animais são tão vítimas do fungo quanto os humanos”, afirma a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Sthefany Maria Rodrigues.

Legenda: Encontro com as coordenações do Centro de Zoonoses, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) – Fotos Ascom.

Legenda: Secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, discute Esporotricose com coordenadação dos ACS e ACE – Fotos Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn