Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura renova adesão de Itabuna ao Programa Saúde na Escola

Um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino será atendido com consultas oftalmológicas na próxima segunda-feira, dia 4, a partir das 8 horas, no Hospital Day HORC pelo Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolvida pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio das secretarias municipais da Educação e de Saúde, que renovou a adesão das escolas para o biênio 2023/2024.

Muitas das ações são desenvolvidas por meio da parceria entre o município e instituições como a Fundação Regina Cunha e Centro De Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI) dentre as quais estão à prevenção e tratamento de doenças como hanseníase, dengue, leishmaniose, raiva humana e esquistossomose.

Nos próximos dois anos, os alunos da rede pública de ensino ainda serão beneficiados pelo PSE com atualização do cartão vacinal, saúde sexual e reprodutiva, além da prevenção do HIV/IST e ainda a prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas. Também serão assistidos nos programas de saúde bucal, ocular e auditiva.

O gerente técnico e pedagógico do PSE, Manassés de Oliveira Moreira, disse que todos os alunos das 90 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino da zona rural e de campo são contemplados com as ações de saúde. As atividades são desenvolvidas por meio das 32 unidades de saúde do município, com a participação de três equipes de agentes de saúde na escola.

Manasses ressaltou a importância do PSE e explicou que o programa visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

“O PSE é um dos mais importantes e completos programas do Governo Federal por unir ao mesmo tempo saúde e educação para estudantes da rede pública de ensino, garantindo o bem-estar dos alunos, com a melhora da qualidade de vida e, consequentemente, um melhor resultado no ensino-aprendizagem”, frisou.

O Programa Saúde na Escola em Itabuna conta com uma equipe técnica formada pelos secretários municipais de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e da Educação, Adriana Tumisa, as diretoras dos departamentos de Atenção Básica da Saúde, Jaimeire Pessoa, e da Educação Básica, Elioenai Santos de Santana Farias, a Apoiadora do PSE, Dayse Santos, além do gerente de Educação para a Saúde Escolar, Manassés de Oliveira Moreira.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn