Diariamente equipes da Prefeitura de Itabuna estão mobilizadas para manter a cidade limpa e organizada, principalmente com a remoção de lixo domiciliar, entulho e varrição de ruas e avenidas. Mas apesar de todo o empenho do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), persiste um problema que causa transtornos: os pontos viciados de descarte irregular de lixo.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, todos os dias muito lixo domiciliar, entulho e resíduos da construção civil são removidos de áreas da cidade onde há o serviço regular de coleta com caminhões compactadores. Nesta semana, por exemplo, o trabalho de remoção foi realizado mais uma vez em uma área do Góes Calmon, nas proximidades do clube da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos do Cacau (SEAC).

“Nesse local foram cinco dias para concluir toda a remoção e limpeza do terreno na semana passada. Mas, agora já começaram a jogar entulho novamente. As pessoas precisam se conscientizar de que o descarte irregular de entulho e lixo torna-se grave problema de saúde pública, pois, propicia a reprodução do mosquito Aedes aegypti, insetos transmissores de doenças e roedores”, ressaltou.

De acordo com o diretor de Limpeza Pública, quem for flagrado fazendo o descarte irregular de lixo e entulho pode ser responsabilizado pelo ato de acordo com o Código de Posturas. “O cidadão flagrado ou identificado descartando em locais proibidos, pode pagar multa, cujo valor varia entre R$ 250,00 e R$ 50 mil e ainda ter o veículo ou animal apreendido”, informou.

Lázaro salientou que apesar de ainda existirem alguns pontos viciados persistentes, ao fazer um novo mapeamento da cidade, foi observado que houve uma redução desses locais. “No penúltimo mapeamento, identificamos 146 pontos de descarte irregular. Agora, houve uma redução e foram contabilizados 42 pontos viciados. Graças às ações educativas, aos poucos vamos conscientizando a população sobre a importância de acabar com essa prática”, finalizou.

Legenda: Prefeitura de Itabuna remove lixo e entulho de ponto de descarte irregular no Góes Calmon – Fotos Ascom